Destaques Moda

Modismos da moda

Por WAGNER PENNA / Especial para a Folha

7 de dezembro de 2020

Osklen: produção transparente. / Foto: Divulgação

A moda virou modismo. Em resumo, essa poderia ser a definição dos novos tempos do mundo fashion – onde uma atitude bacana, vale mais que uma criação brilhante. Um exemplo disso veio do Britsh Fashion Council (o Conselho Britânico da Moda), que anualmente premia os melhores da moda por lá destacando criadores em vários segmentos do setor (masculino, feminino, esportiva, etc. etc.. ). Neste 2020 de pandemia mudando o mundo, eles também mudaram.

Foram destacados os nomes que contribuíram de alguma forma para mudar o mundo. Pode ser quem contribuiu para a comunidade, quem prestigiou pessoas necessitadas, quem lutou pela igualdade racial na moda, quem defendeu mais a sustentabilidade na moda – e por aí afora. No final, foram 20 indicados e devidamente registrados em um vídeo divulgado nesta semana. Vamos torcer para que a boa ideia sobreviva ao vírus terrível e até seja replicada em outros lugares, inclusive por aqui. Amém!


VAIVÉM

A Fashion Revolution (movimento que luta pela transparência em toda a cadeia produtiva da moda), realizou sua terceira edição no Brasil – indicando 40 empresas do setor que atuaram dentro dos seus parâmetros. A relação com os mais altos índices, isto é, acima de 50% , foram C&A (74%), Malwee (68%), Renner (59%), Youcom (59%), Hering (57%), Havaianas (55%) e Osklen (51%). 20 marcas estão na faixa até 10%

O primeiro evento presencial no Expominas, em Beagá, após dez meses fechado, foi realizado com a Feira Nacional de Artesanato, em sua 31ª edição. É o maior salão do gênero na América Latina. Para isso, o pavilhão inteiro foi preparado dentro dos mais rigorosos protocolos sanitários. Artesãos de todo o pais estiveram lá e disseram que as vendas foram boas. Para quem não pode ir, teve opção virtual de vendas


PONTO FINAL

Nem bem o ano chegou ao fim e a turma da moda já tem planos para o inicio de 2021. O primeiro evento da agenda será a Couromoda (em São Paulo), com os lançamentos de sapato & bolsa para o inverno. Os mineiros também fazem evento por lá, caso da turma de Nova Serrana, que faz sua feira de moda no Anhembi. Ambos, entre 11 e 13 de janeiro. Anotem.