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Moda sob a lupa

Por WAGNER PENNA / Especial para a Folha

9 de novembro de 2020

Foto: Divulgação

Nesta semana, foi realizada mais uma São Paulo Fashion Week. Desta vez, edição comemorativa dos 25 anos do evento. Como pede o momento, em versão virtual. E como também pede o momento, na hora exata de se indagar sobre a importância dos eventos de lançamentos de moda.

A própria SPFW foi iniciada num momento em que a moda brasileira precisava de um impulso, algum ordenamento e valorização das marcas. O ultimo item foi alcançado em sua plenitude – tanto assim que as versões regionais da semana paulistana se replicaram país afora.

A chegada do coronavírus, e suas restrições, colocou uma grande interrogação sobre o assunto. Tanto aqui, quanto nos EUA, Europa, Oriente – o mundo todo. A versão virtual sinalizou que os lançamentos poderiam ser feitos de modo diferenciado.

Os vídeos, filmes e (poucos) desfiles presenciais indicam boa convivência. Mas mostram, principalmente, que não é preciso horas de tédio na espera entre um desfile e outro para quem cobre esses eventos, evita que esses sejam apenas palco para os personagens-satélites da moda (como influencers, fashion victims & afins), valorizam o essencial (que é o produto), minimizam o risco da moda deixar de ser a protagonista e de o assunto perder seu propósito maior – como já vinha ocorrendo. Quanto às vendas, o novo formato oferece ferramentas mais eficientes, modernas e ricas em criatividade para informar e estimular o mercado consumidor.

VAIVÉM

O circuito da moda de Beagá vai se movimentar nos próximos dias – com o lançamento de coleções-cápsula de várias grifes. Além das mostras no showroom das marcas, também acontecerá o Minas Showroom e a o evento Casa Skazi. Já o salão Novo Showroom (em São Paulo, com marcas mineiras) passou de novembro para janeiro.

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A Associação dos Consultores em Negócios de Moda (ACNM) criou mais uma ferramenta de trabalho para seus associados, implantando plataforma de negócios virtuais com sua clientela. A iniciativa do presidente, Paulo Lopes, foi realizada em parceria com a ComLook (especializada no e-commerce fashion) e permite interação entre todos os consultores com os lojistas. Atualmente, cerca de 30% dos negócios já são feitos via on-line.

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A querida Cris Guerra cada vez melhor no seu Instagram, mostrando como usar uma mesma peça de roupa de mil maneiras diferentes. É tudo que a mulher bacana e moderna precisa: multiplicar sem gastar. Para saber mais, entre no @eucrisguerra e veja o assunto.

PONTO FINAL

Já falamos aqui sobre o sumiço das matérias-primas para as confecções fabricarem suas coleções. A demanda represada no primeiro semestre, desaguou no consumo alto agora e, óbvio, aceleração da produção. Com isso, acabou faltando tecido, zíperes e até botões. Para completar o quadro, agora também está faltando costureiras em alguns polos de moda de Minas. Os cursos muito longos, salário não competitivo e desinteresse da nova geração em enfrentar uma máquina de costura agravam o quadro.