Destaques Esporte

Mineiro só deve voltar em junho

4 de Maio de 2020

Federação Mineira não quer para si a responsabilidade de retomar os jogos no estado.

MINAS GERAIS – Ao que tudo indica, o futebol mineiro não será retomado antes do início do junho. A Federação Mineira tem como ideia o retorno apenas no mês que vem, apesar de ter iniciado, junto ao governo do estado, a criação de protocolos para a volta dos jogos.
Ainda de acordo com o que apurou a reportagem, a FMF não pretende assumir para si qualquer risco com o retorno das suas competições. Os Módulos I e II só voltarão com o aval dos órgãos de saúde em âmbito nacional, estadual e municipal.

E o aval de Belo Horizonte, a Federação já não tem. Na noite dessa quinta-feira, o prefeito Alexandre Kalil foi bem claro: nada de jogos na cidade por enquanto. “Falar em voltar alguma coisa agora, como o futebol, que envolve muita gente, pelo menos 200 pessoas em uma partida, além de mais 11 caras que vão se estapear dentro de campo, é um descolamento total da realidade. Ninguém sabe o que é corpo em saco plástico. Pensar em futebol, agora, é coisa de débil mental”, afirmou o prefeito.

“É muito importante a população de BH entender que ela está fazendo a diferença e que quanto mais ela ficar em casa, mais rápido nós vamos reabrir essa cidade. No caso da pandemia, são 20% de gestão pública e 80% da população, que sabe o risco que corre ao sair às ruas. Se a população de BH continuar respondendo bem nesse momento de crise, vamos sair bem dessa tragédia”, comentou.

No dia 16 de abril, o governador Romeu Zema não palpitou diretamente sobre a retomada do futebol no estado, mas disse que atividades com público não aconteceriam antes do mês que vem.
O Módulo I do Campeonato Mineiro foi suspenso após o término da 9ª rodada da primeira fase, que depende de mais duas rodadas para ser concretizada. O regulamento inicial da competição ainda previa realização das semifinais e da final em duelos de ida e volta.

O outro torneio profissional suspenso no estado foi o Módulo II do Mineiro, paralisado na sexta rodada da fase inicial. Além das cinco rodadas restantes para o término desta etapa, a competição ainda prevê a realização de um quadrangular final, com as equipes se enfrentando em turno e returno. Sendo assim, o Módulo II dependeria de 11 datas para ser terminado como previsto inicialmente pelo regulamento.