Destaques Geral

Minas tem a 5ª menor taxa de mortalidade por coronavírus no país

23 de abril de 2020

BELO HORIZONTE – Minas Gerais possui a quinta menor taxa de óbitos por coronavírus no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o Estado é um dos que apresentam menor índice de mortalidade a cada cem mil habitantes. A taxa de letalidade (número de mortes por casos confirmados) em Minas Gerais é 31,5% menor que a média dos demais estados brasileiros, e cerca de 50% menor que a taxa do país. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de óbitos a cada cem mil habitantes, em Minas, é de 0,18. O levantamento foi feito com o número de mortes e casos confirmados até o dia 19 de abril.

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado nesta quarta-feira, Minas Gerais tem 1.283 casos e 47 mortes confirmadas pelo coronavírus.

De acordo com o governador Romeu Zema, os números representam o sucesso nas medidas adotadas pela gestão estadual na prevenção e combate à pandemia. Entre elas se destacam o isolamento social, a suspensão das aulas, as campanhas de conscientização da população, a desinfecção de espaços públicos e os investimentos na criação de novos leitos e compra de equipamentos.

“Minas Gerais teve tempo de se preparar e estamos conseguindo importantes resultados. Estes números positivos são fruto das medidas e ações que temos tomado. Seguimos trabalhando para conter a proliferação da doença no estado”, afirmou o governador.

As diversas ações de prevenção e combate ao coronavírus em Minas Gerais seguem apresentando resultados positivos no controle da proliferação da doença. Até o momento, a média de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Covid-19 é de 3%. Além disso, o número de pedidos de internação de pacientes com sintomas da doença vem caindo constantemente nas últimas semanas.

 

Ocupação em UTI

A ocupação de leitos de UTI no SUS, por pacientes confirmados ou com sintomas da Covid-19, segundo dados da SES, está em nível controlado. De acordo com o último registro, do dia 18/4, Minas possui 51% dos leitos ocupados, mas, por causa do coronavírus ou suspeita da doença, são 67 pessoas internadas em todo o Estado – o que representa 3% da ocupação total de leitos disponíveis em Minas.

O número de leitos de enfermaria ocupados na rede hospitalar estadual também se mantém estável. Segundo os dados do dia 18/4, 55% das vagas estão ocupadas. Mas são 380 as vítimas internadas por covid-19 ou suspeita da doença, o que representa 3% da ocupação dos leitos clínicos no estado.

Até o momento, Minas dispõe de 2.013 leitos de UTI via SUS e mais 50 leitos da Fundaçaõ Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). Além disso, no Estado há outros 1.083 leitos de UTI na rede privada de saúde. Em relação ao número de leitos de enfermaria, são 11.622 leitos clínicos.