Destaques Geral

Mecânico revitaliza praça no São Benedito

24 de julho de 2021

Foto: Reprodução

PASSOS – Em oito meses, o mecânico industrial Nayller Pedro da Silva, de 31 anos, revitalizou a praça Antônio Márcio Quirino, no bairro São Benedito, em Passos. O espaço público, também conhecido como pracinha do posto de combustível, fica entre as ruas Contorno, Glória e avenida Amazonas, na região central da cidade, e estava degradado. Após concluir a obra, Nayller, passou a receber elogios da vizinhança e muitas mensagens por meio de redes sociais.

Mas, quando começou o trabalho voluntário na pracinha, o rapaz, que atualmente está desempregado, chegou a ser mal interpretado por moradores do local e até foi acusado de tentar destruir o que restava no espaço público. “Acionaram até a polícia, mas expliquei que meu objetivo era apenas consertar o que estava estragado. Hoje, só falta grama nos canteiros e água para manter também as plantas ornamentais, como os pingos de ouro, e outras espécies que ainda pretendo plantar”, afirma.

Para a executar a reconstrução da calçada no entorno e na parte interna da praça, pinturas em geral, poda de galhos e arbustos, Nayller revelou que teve a ajuda de alguns moradores, e outros contribuíram com materiais de construção e dinheiro. “O resto fui fazendo quando tinha tempo livre em casa. Aluguei até caçamba para colocar entulhos. Mandei fabricar uma lixeira comunitária, mas a prefeitura foi lá e tirou. Aí tive que mudar o local para depositar o lixo doméstico para outro mais adequado. Até a cruz de madeira, no centro da praça, foi reformada com a ajuda de amigos. Só os bancos danificados é que estão do mesmo jeito. Gosto sempre de dizer que o pouco com Deus é muito e que a perseverança deve ser um dos bons hábitos em nossas vidas”, detalhou.

Nayller mora na rua Alagoas e disse deixou de trabalhar para cuidar do pai de, 67 anos e que é diabético. Segundo ele, em decorrência da doença, o pai perdeu a visão e sofre com graves problemas nas pernas. “Deixei tudo na vida para cuidar totalmente dele, apesar de morar na mesma casa com minha mãe, e duas irmãs, também solteiras como eu. Quando criança, tivemos problemas familiares por causa do meu pai, mas, mesmo assim, hoje tenho Deus no coração e me propus a não deixá-lo sem nenhuma assistência dentro e fora do nosso lar”, disse.

Não há uma legislação unificada ou normas minuciosas sobre que tipo de melhorias um morador pode fazer em áreas públicas. Como regra básica, em alguns municípios, a doação de serviços é possível mediante consulta prévia ao órgão ou secretaria envolvidos. Assim, antes de plantar flores ou reformar uma escadaria, é preciso entrar em contato com a prefeitura para saber se o plano é viável e receber eventuais orientações.

A reportagem procurou a prefeitura de Passos para repercutir o assunto e, segundo a Assessoria de Comunicação, a pessoa responsável pela área de serviços urbanas não estava disponível.