Destaques Geral

Roteiros da Fé homenageia Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Por Adriana Dias

1 de agosto de 2020

Foto: Facebook

PASSOS – Ícone da fé católica brasileira, Nossa Senhora Aparecida tem em Passos uma das paróquias mais freqüentadas pela comunidade. A igreja é a quarta homenageada dentro do projeto da Folha da Manhã: Roteiros da Fé. No vídeo desta semana a música é Estudo em Sol maior, do espanhol Dionisio Aguado y García, que no material do roteiro ganhou brilho no violão de Celso Faria.

A igreja situada no Bairro Canjeranus é o quinto templo criado em Passos. De acordo com os documentos oficiais da paróquia, em 22 de agosto de 1948, com a celebração da primeira missa na Capela nossa Senhora Aparecida, Dona Astrogilda de Melo Corrêa, que com o casamento passou a se chamar Astrogilda Corrêa Barbosa, via realizada uma promessa de erguer uma capela em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Sua promessa estava cumprida, mas sua dedicação estava ainda no começo. Até 1979, quando faleceu.

A primeira capela era muito simples. Porém, mais tarde passou por uma ampliação. O primeiro grupo a fazer a primeira Eucaristia na capela foram 12 alunos em 15 de agosto de 1958. A ideia de fazer uma paróquia só crescia. Quando em 28 de dezembro de 1983 foi concretizado o ideal. Em 21 de janeiro de 1984 Dom José Alberto de Castro Pinto, bispo diocesano, entregou a provisão de pároco da nova Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, cujo patrono principal é São Sebastião.

O primeiro Pároco foi padre Luiz Gonzaga Lemos, que organizou a Paróquia com setores, grupos de jovens, Apostolado da Oração, Vicentinos, catequistas, casais, MECEs. Conforme os estudos do padre Hiansen Vieira Franco, da Diocese de Guaxupé, que colaborou com nossa pesquisa, os párocos que passaram pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida são: Luiz Gonzaga Lemos, de 21 de janeiro a 8 de fevereiro de 1984; padre Marcelo Prado Campos assumiu a paróquia no dia 15 de Fevereiro de 1984, permanecendo até o início de 1990.

No dia 04 de fevereiro de 1990 tomou posse João Batista Teixeira, que ficou até meados de 1994. Depois assumiu o padre Afonso de Prá, que ficou até fevereiro de 1995. Ele era rogacionista, mantendo residência no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos. Foi auxiliado pelos padres Osmar Rosa e Mário Bandeira, também rogacionistas.
No dia 12 de fevereiro de 1995 tomou posse padre Onofre Teixeira Filho e ficou até 2005. No final de 2005 assumiu padre Dirceu Soares Alves. De 2014 a janeiro de 2020 o pároco responsável pela igreja foi José Neres. Atualmente a paróquia conta com o pároco Darci Donizetti da Silva, que, embora esteja à frente da igreja há apenas seis meses, disse achar o projeto Roteiros da Fé muito interessante.

O projeto pode propiciar às pessoas, independente de crença, um roteiro que revele a face religiosa do povo desta região. Eu sou novo na cidade, e, pior, cheguei em tempo de pandemia, o que reduz ainda mais a nossa mobilidade e atividades religiosas, porém, pelo que já ouvi, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida se destaca em termos de visitação, e essa realidade não contempla apenas o morador da cidade de Passos, mas é na verdade um local de peregrinação que chama a atenção de pessoas de toda a região”, assegurou.

Ainda de acordo com o pároco, ele contou ter sabido sobre a carreata feita no dia de louvor à Nossa Senhora Aparecida, que chega a atingir duas horas de duração devido à dimensão da devoção que a ela se tem.

Tanto que é muito comum ouvirmos de diversas pessoas, quando se referem à paróquia a expressão que é usada comumente para o Santuário de Aparecida: ‘fomos à casa da Mãe’; ‘ela é a nossa Padroeira, a Padroeira do Brasil’. Assim, um roteiro que contemple, divulgue e valorize uma devoção tão grande, com certeza, ajudará ainda mais a preservar e tornar ainda mais evidente o amor que o mineiro desta região tem por Nossa Senhora Aparecida”, afirmou o padre.

O projeto Roteiros da Fé foi idealizado e produzido pela jornalista Adriana Dias, conta com as imagens e filmagens de Douglas Arouca, músicas ao violão de Celso Faria, gravação e mixagem de Denilson César dos Reis, criação do logo de Armando Vidigal. Das 24 igrejas, este é o quarto vídeo e pode ser visto em https://clicfolha.com.br/folhaplay/roteiros-da-fe-igreja-de-nossa-senhora-aparecida/