Destaques Política

Marcelo Morais é eleito prefeito de Paraíso

Por Ralph Diniz / Especial

17 de novembro de 2020

PROFESSOR DA REDE ESTADUAL E ATUAL VEREADOR DO MUNICÍPIO, MORAIS OBTEVE QUASE 60% DOS VOTOS VÁLIDOS. / Foto: Divulgação

S.S. PARAÍSO – Um professor da educação básica da rede estadual de ensino será o 49º prefeito de São Sebastião do Paraíso. Marcelo Morais (PSC), atual vereador, foi eleito no último domingo, 15, com 18.179 votos, ou seja, quase 60% dos votos válidos. O futuro líder do Poder Executivo declarou que irá transformar a história do município.
Devido aos problemas na apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado oficial foi anunciado pela juíza da 260ª Vara Eleitoral, Édina Pinto, por volta das 23h30. Entretanto, duas horas após o término da votação, apoiadores de Morais já tomavam as ruas de Paraíso para celebrar a vitória do professor.

Com 58,14% dos votos válidos, Morais derrotou o candidato da situação, Gender Brigagão (DEM), que teve 8.358 votos (26,73%); Valdir do Prado (PDT), com 1.760 (5,63%); Rafael Bananinha (PSL), com 1.310 votos (4,19%); Reminho Aloise (MDB), com 971 (3,11%); e Bira (PT), que teve 691 votos (2,21%). Na manhã seguinte à vitória no pleito, Marcelo Morais disse à reportagem da Folha que não acreditava que a vantagem para o segundo colocado fosse tão grande, apesar de as pesquisas eleitorais o colocarem na liderança com boa vantagem em relação aos demais.

Eu esperava uma eleição muito acirrada. Acho que o povo acabou decidindo seu voto após os dois debates que ocorreram na semana da eleição. As pessoas viram que tinha a possibilidade de estarmos mais preparados para assumir a prefeitura”, comentou.

Ainda ontem, 16, Marcelo Morais já deu início ao processo de transição de governo, previsto na Lei Orgânica do Município, a fim de receber informações sobre a realidade orçamentária da administração direita e indireta do município e o andamento dos programas e obras existentes na cidade. Além de enviar ofício ao atual prefeito, Walker Américo Oliveira, Morais está definindo os nomes que vão compor a sua equipe. Segundo ele, os trabalhos precisam ser agilizados, uma vez que sua posse ocorre em menos de 45 dias.

Nossa equipe será composta por seis pessoas, que já foram nomeadas. Estou encaminhando o ofício ao prefeito hoje (ontem) para que ele possa nomear a equipe dele e, consequentemente, começarmos os trabalhos de transição para termos essas informações importantes. Eu espero que esse processo seja tranquilo, limpo e transparente, para que a gente possa começar uma administração da forma que queremos”, disse o prefeito eleito.

Vereador mais votado da história de São Sebastião do Paraíso no pleito anterior e presidente da Câmara Municipal no biênio 2016/2018, Marcelo Morais afirmou que a experiência adquirida no Poder Legislativo o ajudará em seu próximo desafio: o de chefiar o Poder Executivo. De acordo com ele, o bom relacionamento com os vereadores da atual gestão vai ajudá-lo na condução do município.

Sou bem próximo de nove dos dez eleitos, e conheço o outro vencedor. A minha expectativa é que a gente faça uma administração conjunta”, explicou.

Questionado sobre o maior desafio que espera encontrar à frente da prefeitura de São Sebastião do Paraíso a partir do próximo 1º de janeiro, Morais declarou que será conseguir demonstrar à população que sua administração será transparente, próxima do cidadão. Durante os quatro anos como vereador, ele foi um dos principais críticos da atual gestão no que diz respeito à dívida da prefeitura. Com a caneta de prefeito nas mãos a partir de janeiro, Morais afirmou que espera pagar a dívida flutuante do município o mais rápido possível, além de administrar a dívida fundada.

Por fim, o prefeito eleito deixou uma mensagem ao povo paraisense: “Quero agradecer a todos pelo carinho, pelo respeito e atenção comigo durante a campanha. Também quero dizer que faremos uma administração eficiente, transparente, onde as pessoas vão ser valorizadas em cada ato público”, concluiu Marcelo Morais.