Coluna MG Destaques

Mantiqueira é reconhecida

23 de junho de 2020

A região da Mantiqueira foi reconhecida oficialmente como produtora do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas. A oficialização aconteceu por meio da portaria 1985, do IMA, de 16 de junho de 2020. Para o título foi considerando o estudo de caracterização integrada de municípios na região da Mantiqueira, feito pela Emater-MG. Compõem a região da Mantiqueira os municípios de Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto. (Jornal Panorama- Baependi)

Mais de cem mil recebem auxílio

Mais de 103 mil juiz-foranos solicitaram o auxílio emergencial do Governo federal, benefício para garantir uma renda mínima durante o período de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. Deste total, cerca de 102 mil foram contemplados com a primeira parcela. Na fase inicial do pagamento do auxílio, R$ 71,6 milhões foram disponibilizados na cidade. Desta forma, o montante destinado aos juiz-foranos ultrapassa os R$ 214,8 milhões, considerando as três fases. (Tribuna de Minas- Juiz
de Fora)

Monlevade recebe leito de UTI

João Monlevade vai ganhar um leito de terapia intensiva do governo estadual. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema. A doação faz parte de um pacote de 79 leitos doados a quinze cidades do interior, incluindo Ouro Preto, Ipatinga e Governador Valadares. Com isso, o estado conta com 2.964 leitos. De acordo com o governador, a rede mineira é concentrada na capital, o que faz com que muitos pacientes rumem a BH à procura de tratamento. (A Notícia Regional- João Monlevade)

Conselho aprova criação de hospitais

O Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros aprovou a criação dos Hospitais de Campanha para o enfrentamento da Covid-19 na cidade, a serem instalados na UPA Chiquinho Guimaraes e no terceiro andar do Pronto Atendimento Alpheu de Quadros, mas com a condicionante de que após o período de pandemia, os locais sejam usados para atender a população. A aprovação ocorreu em reconhecimento de Pandemia, pela Organização Mundial de Saúde e da necessidade de atuação do Poder Público para mitigar os efeitos da Pandemia no âmbito municipal. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Aprovado projeto para classe artística

Foi aprovado na última reunião da Câmara Municipal de Sete Lagoas, por unanimidade, o Projeto de Resolução que “cria o programa Viva a Arte em Casa”. Serão contemplados diversos segmentos artísticos como artes cênicas, música, contação de histórias, dança, performance ou congêneres desenvolvidos em plataforma digital e voltados ao público infantil, juvenil e adulto, conta o presidente da Casa, Cláudio Caramelo. Segundo Caramelo, o objetivo primordial da matéria é colaborar com o desenvolvimento com o incentivo às ações de Cultura. (Jornal Sete Dias- Sete Lagoas)

Hospital recebe credenciamento

O Hospital Municipal Padre Libério, instalado no prédio do antigo Pronto Atendimento, no bairro Senador Valadares, em Pará de Minas, acaba de receber pareceres favoráveis para funcionamento e expansão. Na sexta-feira, 19, a Vigilância Sanitária do Governo do Estado, enviou um parecer técnico, autorizando a Prefeitura a fazer ajustes necessários no hospital municipal para expansão. (JC Notícias- Pará de Minas)

Rede de Notícias do Sindijori MG