Destaques Dia a Dia

Mais Um Fim de Ano

POR SEBASTIÃO WENCESLAU BORGES

30 de dezembro de 2020

Mais um ano novo está chegando, e mais um ano chega aos seus últimos dias. E como este ano passou rápido! E como esse ano foi diferente! Quantos acontecimentos no seu decorrer! Talvez a palavra mais usada nesse 2020 tenha sido “atípico”. Fomos tomados de repente pelo medo, reaprendendo a cuidar mais, a esperar mais, a pensar mais. A palavra adaptabilidade chegou nos mostrando que mudanças são necessárias, e a palavra fé ganhou um resignificado grandioso.

Em muitas famílias pessoas vivenciaram momentos de tristeza, outras de superação, mas o importante é aprender com tudo que passou durante o ano que está terminando e brindar com muita esperança o ano que está prestes a se anunciar. Agora é hora de deixar para trás alguma mágoa, não relembrar fatos tristes, coisas ruins que passaram, celebrar as conquistas que tivemos durante todo o ano, e acreditar que os sonhos ainda não realizados irão se concretizar.

Esse 2020 será diferente mesmo até em seus últimos minutos. Estamos vendo por aí muitos comentários sobre os fogos de artifício, sobre a importância do respeito à todas as famílias. Sempre esperamos por essa data para ver o brilho dos fogos, as taças se cruzarem, mãos se entrelaçarem, abraços calorosos, família e amigos, lágrimas e sorrisos, e essa virada de ano realmente será necessário ser diferente.

Mais um fim de ano, mais uma etapa concluída, vamos sim, de forma diferente, anunciar que o ano novo chegou e o ano velho ficou para trás! “Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experiente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre” (Carlos Drummond de Andrade).

O último dia do ano é sempre cheio de esperança para o outro que se inicia. Vamos iniciar 2021 com pensamentos positivos, brindar o ano bem vindo com um sorriso, e que as nossas diversas promessas nos alimentem e nos deem ânimo para novos projetos e novas realizações nos diversos rumos em nossas vidas. Que o ano novo traga prosperidade, e muita saúde!

Ano Novo é uma época cercada de simbolismo, e não faltam supertições na virada do ano para se ter boa sorte e deixar coisas ruins para trás. Para muitos é hora daquelas velhas e tradicionais superstições para ter mais dinheiro, viajar muito, ter fartura, crescimento e riqueza, afastar azar e olho gordo, comer sementes de romã, uva e sopa de lentilhas, jogar arroz nos cantos da casa, escolher a cor da roupa, usar calcinha e cueca nova, e a maioria se veste de branco.

O certo é que todas essas simpatias fazem parte da sabedoria popular, mas é válido para acreditar que novas esperanças vão se concretizar, em uma aposta para garantir um ano novo melhor.  “Na noite da virada existe a oportunidade de recomeçar, mesmo que seja apenas um novo ano, na manhã do dia seguinte o sol surgirá e com ele a esperança de que por mais escura que seja a noite um dia ela acaba para dar lugar à luz” (Luiz Alves)

Vamos nesses últimos dias do ano, agradecer a Deus por esse ano que passou. Por esse ano atípico. Por esse ano desafiador. Pedir a Ele que nos proteja e nos ilumine no ano que está nascendo. Desejar só coisas boas para nossos amigos e familiares, e vamos encher nossos corações de esperança para podermos cantar: “Adeus ano velho / Feliz ano novo!

Enfim, desejo a você leitor, um ano novo repleto de muita saúde e muita paz, e que a Luz Divina se acenda dentro de nossos corações. Feliz Ano Novo!