Destaques Eleições 2020

Mais de 800 mil eleitores estão aptos a votar na região neste domingo

14 de novembro de 2020

Movimento no último dia para o eleitor tirar o título pela primeira vez, pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral ou fazer o recadastramento biométrico (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

PASSOS – Neste domingo, cerca de 840 mil eleitores vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores em cidades do Sudoeste e Sul de Minas. Nos três maiores colégios eleitorais da região, Passos, com 79.429 pessoas aptas a votar, São Sebastião do Paraíso (com 49.895) e Piumhi (com 25.232 eleitores), 17 postulantes disputam o principal cargo do Executivo e 467 concorrem a uma vaga nas câmaras municipais, sendo sete candidatos à Prefeitura de Passos e 185 a vereador, seis e 166, respectivamente, em Paraíso e quatro e 116 em Piumhi.
Além da obrigatoriedade da apresentação de um documento oficial com foto – carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira profissional reconhecida por lei – para votar, neste domingo, os eleitores terão que usar máscara de proteção durante todo o tempo de permanência nas seções, álcool em gel 70% para a higienização das mãos, antes e depois da votação, e ficar a uma distância mínima de um metro dos mesários.

Também há recomendação para que cada cidadão leve sua própria caneta para registrar a assinatura no caderno de votação, uma vez que, deste modo, evita-se o compartilhamento de objetos que podem estar contaminados.
Para estabelecer as regras para o cenário nacional, foi desenvolvido o Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020, que conta com todas as instruções destinadas aos mesários, coordenadores e demais pessoas que estão e envolvidas no processo eleitoral.

Alguns objetos deverão ser retidos pelos mesários enquanto os cidadãos votam e, uma vez na cabine, é proibido o uso de máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação e quaisquer outros aparelhos capazes de comprometer o sigilo sobre os representantes escolhidos por cada um.
No caso dos eleitores que já possuem a identificação biométrica cadastrada, o aplicativo e-Título pode ser utilizado para a obtenção da versão digital do Título de Eleitor e dos demais documentos cadastrados no sistema.

Com a ferramenta, a apresentação dos documentos físicos torna-se dispensável, pois basta que a tela do celular ou tablet seja exibida ao mesário. O app está disponível nas plataformas Android e iOS, e pode ser baixado gratuitamente.
Entre as regras, o TSE ainda estabelece que os eleitores que estejam infectados com a covid-19 ou que apresentem quaisquer sintomas da doença não devem participar do processo eleitoral, respeitando o isolamento. Assim, em outro momento o cidadão pode justificar sua ausência por razões de saúde.

Seções adaptadas

Com o principal intuito de oferecer melhores condições de acessibilidade para os eleitores que tenham algum tipo de deficiência, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Passos criou 37 seções adaptadas – uma em cada local de votação. Nos últimos dois anos, 152 cidadãos foram cadastrados nesta situação, e a maioria dos casos está relacionado à baixa visão ou cegueira, surdez e dificuldades para locomoção.

Neyde Piantino, chefe de cartório substituta, explica que, regularmente, o órgão realiza campanhas para incentivar os eleitores com deficiência a transferir o voto para as seções adaptadas. “Temos os fones de ouvido para os deficientes visuais, e o teclado das urnas são em braile. Além disso, sempre nos preocupamos em deixar o acesso livre para os cadeirantes. Para escolher os locais, são realizadas vistorias que identificam os pontos de fácil acesso e com rampas, lembrando que a intenção é que as pessoas encontrem uma seção adaptada próxima à sua casa”, esclareceu.

Transporte público

De acordo com as informações da prefeitura de Passos, para o pleito não será necessário aumentar a frota de ônibus para o transporte público na cidade, já que a demanda costuma ser baixa aos fins de semana. No total, cinco veículos foram solicitados pela Justiça Eleitoral, visando facilitar a locomoção dos cidadãos. Ao longo de todo o dia, não será cobrado o valor referente às tarifas.

Confira os locais de votação no link abaixo:

ELEITORADO POR SEÇÃO (2)