Destaques Geral

‘Mãe do Sudoeste de MG’, Jacuí comemora 207 anos nesta segunda-feira

19 de julho de 2021

Foto: Divulgação

JACUÍ – Jacuí comemora nesta segunda-feira, 19, o aniversário de 207 anos de emancipação política, que data de 19 de julho de 1814. Conhecida como ‘Mãe do Sudoeste Mineiro’, por ser a primeira cidade a se emancipar na região, o município vai comemorar de forma segura, mas sem festas, como de costume, por conta da pandemia da covid-19. Segundo a prefeita de Jacuí, Maria Conceição dos Reis Pereira, a Professora Di, a cidade tem muito a comemorar.

Conforme explicou a prefeita, devido à pandemia e aos decretos de isolamento relacionados ao combate da doença, o município de Jacuí não vai realizar festas ou comemorações de forma presencial. E, para uma cidade acostumada a realizar diversas festas, tais como desfile de carro de boi, Carnaval, o aniversário da cidade, Semana Cultural, rodeio no parque de exposições, Queima do Alho solidária, Jaculoko, Enduro de Motos, desfile de carros antigos, festas natalinas com decoração, festa da Congada nos dias 26,27 e 28 de dezembro e Réveillon com shows, desta vez, as festividades serão restritas a eventos online.

Mas iremos realizar manifestações de parabéns ao aniversário de 207 anos nas redes sociais, pela internet, e até mesmo com a possibilidade de apresentação de uma Live musical com artistas locais. As festas tradicionais, que costumam ser realizadas nessa época, como a Semana Cultural, o Enduro de Motos e outras manifestações que seriam realizadas até o final do ano, infelizmente não serão feitas por conta dos decretos e da pandemia”, disse Professora Di.

O município, que tem área territorial de 409,229 km2 e conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população de 7.691 pessoas. De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Agnaldo Thomaz, a administração estuda a possibilidade de realização de uma apresentação que simbolize as festas de Congada, com apresentação de uma Live ou por meio das redes sociais.

Esta festa tem tradição secular, seguindo as festividades de Natal nos dias 26, 27 e 28 de Dezembro, pois a Congada é símbolo de uma tradição cultural que tem suas raízes em meados do Século XIX”, explicou Thomaz.


Prefeita afirma que gestão na pandemia é desafio cotidiano

JACUÍ – Questionada se a cidade tem motivos para comemorar, a prefeita, que é a primeira mulher a assumir o cargo de Chefe do Executivo ao longo da história da cidade, afirma categoricamente que sim.

Afinal, Jacuí tem 207 anos de história, de gente boa e hospitaleira. É uma cidade pequena, em que prevalece o convívio social, a solidariedade, o ar puro, pouco barulho e, onde realizamos sonhos e construímos esperanças”, assegurou.

Sobre qual presente a administração municipal vai dar para a população, a prefeita Di, contou que pretende, com esta administração, a partir do aniversário da cidade de Jacuí, oferecer aos munícipes maior atenção à Saúde, Educação de qualidade e Assistência Social com direitos.

Jacuí merece mais obras, cidade limpa e iluminada! A cidade vai ganhar uma gestão comprometida com a responsabilidade, honestidade, e ética. Merecemos serviços públicos amplos, bem realizados e humanizados. Os servidores municipais, certamente, serão valorizados. Esses vão ser os presentes oferecidos e construídos”, disse a prefeita.

Em pouco mais de seis meses de gestão, Professora Di aponta que os maiores desafios enfrentados estão relacionados ao enfrentamento à pandemia.

Somos desafiados cotidianamente com os sonhos sonhados e não realizados, com os limites orçamentários, a burocratização, com a rigidez de alguns repasses que bloqueiam nossas verdadeiras necessidades”, destacou.

Com uma economia basicamente proveniente do agronegócio, Jacuí tem buscado diversificar as atividades entre cafeicultura, pecuária, plantações de tomate, soja, abacate, frutas e verduras, geralmente em pequenas propriedades. Na área urbana, o município tem várias fábricas de costura, além do comércio local. E, pensando na empregabilidade, a prefeita disse que sua administração vem trabalhando para que a cidade seja o melhor presente para quem mora nela e a quem vem visitá-la.

Estamos buscando mais recursos financeiros, democratizar os espaços públicos para ampliação das políticas públicas, obras, aquisição de melhores equipamentos, trabalho, profissionalização e geração de renda; esportes, boa prestação de serviços, investimento no turismo e transparência da gestão. Estas são as nossas metas, sempre em conjunto com a população, com as cidades vizinhas e longínquas e no mundo”, contou, salientando que Jacuí é reconhecidamente a mãe do Sudoeste Mineiro, município que nutre e gera sonhos, esperança e realizações.