Destaques Moda

Luxo resiliente

POR WAGNER PENNA / Especial para a Folha

1 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

Uma matéria publicada no jornal especializado em moda WWD – Women’s Wear Daily, dos EUA – mostra a quantas galáxias estamos distantes da moda mundial, tanto em faturamento quanto em estratégias de vendas. O texto informa sobre o grupo francês LVMH (Louis Vuitton, Moet Hennessy), que é dono das famosas bolsas e de marcas como Dior e outras.

A certa altura diz que “depois de postar vários anos consecutivos de resultados recordes, (o grupo LVMH) viu o lucro líquido cair 34% em 2020 para 4,7 bilhões de euros, enquanto o lucro de operações recorrentes caiu 28% para 8,3 bilhões de euros. As vendas caíram 17% em 2020 para 44,6 bilhões de euros, destacando a resiliência relativa do luxo, ajudada por um forte aumento nas vendas online.” E mais: “excluindo moda e artigos de couro, todas as outras categorias registraram queda nas receitas no quarto trimestre”.

Resumo da ópera: mesmo em plena pandemia e cenário desfavorável os cifrões continuam em bilhões… de euros!

VAIVÉM

• A marca de sandálias Havaiana entrou firme no novo movimento do comércio de moda, que é o chamado ‘omnichannel’, isto é, ter vários canais para promover e vender seus produtos. Vai criar canais digitais para atrair clientes e leva-los às compras.

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• Diz que as prévias de inverno 2021 nos showrooms de Beagá, foram melhores do que o esperado. Mesmo com as restrições da pandemia, inclusive com o comércio todo fechado, houve compradores – principalmente pela internet. Salve a web.

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• A confirmação da suspensão do Carnaval 2021 em todo pais, trouxe clima de luto no imenso universo que trabalha com corte, costura & artesanato para ver o Momo brilhar. São milhares e milhares de costureiras, criadores e artesãos sem esse trabalho. O consolo é que a vacina já está aí e, no ano que vem, voltamos à passarela.

PONTO FINAL

A ‘segunda onda’ do covid-19 na Europa também acabou criando uma segunda onda de vídeos & filmes para promover a moda das grandes marcas internacionais. E o aperfeiçoamento foi notório. Como destaque em trabalhos bacanas, nossas escolhas vão para Schiaparelli, Dior e Valentino. Dê uma espiada na internet.