Cidadania Destaques

Live do SindUte discute diversidade sexual

22 de junho de 2020

Foto: Site EBC

PASSOS – Neste domingo, 21, haverá uma “Live da Diversidade” que pretende abordar temas LGBTI+. A programação conta com artistas como Laiz Braz e Dj Hedinho, além de figuras importantes para o movimento. Disponível das 14h30 às 18 horas, a live tem como objetivo promover a discussão e a visibilidade para o segmento.

Promovido pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) de Passos, o evento é uma adaptação da “Semana da Diversidade”, em função da pandemia do coronavírus, de acordo com Elisabete Pires de Oliveira, membro da diretoria Sind-UTE Subsede Passos e membro do Coletivo LGBTI+ Sind-UTE.

Ano passado a gente começou a montar um plano para realizar uma Semana da Diversidade. A ideia teve que ser posta de lado porque foi um ano de muita luta pelos nossos direitos, então posso dizer que não tivemos paz. Porém, agora com a pandemia, nós todos dentro de casa, tivemos a oportunidade de repensar o projeto. Porque não retomar essa conversa sobre diversidade? Afinal, junho é o mês da diversidade. E com a onda das ‘lives’, que se tornaram frequentes por causa da pandemia, resolvemos transformar essa semana LGBTI+ em um evento virtual”, disse.

Sobre a ideia que originou o projeto, Elizabete Oliveira comentou que seria para “desmitificar” o aspecto da homossexualidade e identidade de gênero.

A ideia que a gente quer passar é que nós, população LGBTI+, não somos o ‘monstro que nos pintam’ antes de sermos gays, lésbicas ou o que for, somos humanos, somos pessoas comuns. A gente sempre tem que provar que somos muito bons o tempo inteiro, porque sempre temos um ‘mas’ na frente do nosso nome, e é isso que vamos mostrar desmitificar nessa live, que somos pessoas comuns, debatendo assuntos importantes para gente” revelou.

Alguns dos assuntos abordados serão, “Pink Money”, importância dos coletivos, importância da militância, receptividade turística da região e a experiência de uma professora travesti que dá aulas na educação básica.

A transmissão será pelo Instagram @egiodiquerino, o facebook @tvokful e no canal do YouTube “Tv Ok Passos MG”.