Destaques Jornal Gente

Linha do Tempo

6 de junho de 2020

Foto: Divulgação

Março/2013 e Novembro/2018 marcam duas datas ícones na vida de Izabela: seus 15 anos e casamento com Leandro Nogueira Gifonni – clicks by Eloisa Silveira, escolhidos por Fernando Antônio Morais Vasconcelos/Maria Cristina que confiaram ainda o registro do casamento de Fernanda/Carlos Henrique Campos Gambi, em Outubro/2017.

Aí quando Cecília veio ao mundo, a tradição continuou, e ‘taí’ o registro do seu recente 1 aninho, agora em Maio.

                                  

                   

Junho é sinônimo de Festa Junina e não será diferente aqui com o ‘Arraiá JG’: venho contar um pouco sobre as tradicionais festas da cidade, verdadeiros eventos que deixaram e deixam lembranças pra quem participou, por exemplo, da Festa Junina da Rua do Ouro, Colégio Tiradentes e por aí a coisa vai…

Quadrilha, comidas típicas, música e decoração são as principais características destas festas que foram criadas para homenagear 3 santos da Igreja Católica: Santo Antônio dia 13 de junho, São João dia 24 e São Pedro dia 29 de junho.

As escolas são grandes adeptas à realização desta que, além de ser uma das mais tradicionais festividades brasileiras, é também uma manifestação cultural relativa aos percursos históricos e sociais de diversas regiões do país, contribuindo para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças.

O Colégio Tiradentes é uma escola com uma ‘baita’ tradição na realização das ‘Juninas’ que começaram no pátio da escola, apenas com a presença de alunos e seus familiares, passando pelo pátio e estacionamento do batalhão, e há anos acontece no Parque de Exposições. A quadrilha, na minha época (cursei do quinto ano ao segundo colegial) sempre foi o ponto alto, ensaiávamos bem antes… éramos envolvidos em tudo que dizia respeito a festa, assim, nos sentíamos muito motivados.

Hoje são agregadas atividades ao período junino, a gincana uma delas; a escola é dividida em pares e ímpares de acordo com o número da chamada, assim são formadas as turmas que cumprem provas diárias de conhecimentos, surpresa, artísticas, jogos, além dos trajes escolhidos para cada dia da semana: futebol, pijama, caipira, brega e da arrecadação de alimentos que serão usados na festa – milho, feijão, canjica, açúcar, amendoim, mandioca… No final, quem somar mais pontos vence! Ah, e vale um detalhe: já faz um tempinho que não são vendidas bebidas alcoólicas na festa do Colégio Tiradentes e elas continuam lotadas! E pra matar a saudade, já que nesse 2020 não vai ter jeito de fazer as pintinhas na bochecha, seguem aí algumas fotos.

Pretendo neste mês focalizar outras festas da terrinha, se você tem fotos e histórias que merecem estar aqui, mande no meu e-mail, vou adorar dividir com os leitores suas lembranças.

Lucas Cassarotti é o artista de ‘Diversidade’ – obra pintada num muro na Avenida das Nações, a convite da Construtora Saneatec: parabéns pela iniciativa!!! Como é agradável se deparar com o colorido, além da bela e atual mensagem aos dias de hoje.

***

Ainda dá tempo…

… de você fazer a sua doação na campanha ‘Juntos alimentamos a esperança’, lançada pela Photo Boutique: ‘Queremos chegar a meia tonelada e falta pouco’, garante Marieta Luiza, gerente da loja que ainda acrescenta: ‘Cada doação vale um cupom ao vale compras no valor de 500 reais’.

Rosely Lemos já mandando ver na programação Capella do Chopp para o Dia dos Namorados, este ano com cardápio composto por entradas, jantar, vinho com duas taças, arranjo de flor e ainda um chocolate: tudo na sua casa!!! Mais informações pelo 30211735.

Samuel Nascimento e Juliana, Thiago Dutra e Taisa são casais com aniversário de casamento na agenda deste sábado que antecede o ‘mais um ano de bem juntinhos’ de Cláudio Augusto Dias e Adriana, Roberto Conte e Carla, Arnaldo Cunha e Thaís, Angelo Moraes Machiaveli e Karina.

Larissa Salgado Lauria, Fernanda Silva Gonçalves, Fernanda Oliveira Bernardes trocam de idade neste 6 de junho.