Por Adriana Dias / Redação
3 de fevereiro de 2021
A eleição de rodrigo Pacheco para a presidência do senado ganhou repercusão em todo o país. / Foto: Divulgação
PASSOS – A eleição do senador Rodrigo Pacheco à presidência do Senado Federal na segunda-feira, 1º, ganhou repercussão em todo o país. A Folha da Manhã ouviu algumas lideranças do partido ao qual o parlamentar é filiado, o Democratas, na região. Os reflexos da importância deste cargo para os municípios da região foi unânime entre os entrevistados. Alguns asseguram, inclusive, que o passense – com título de cidadão e longa vivência -, será o próximo presidente da República.
Para o presidente municipal do DEM de Passos, Gilberto Mattar, a eleição de Pacheco à presidência do Senado é um dos vários passos que o parlamentar deu rumo à presidência da República.
“Esta é uma vitória extremamente importante na carreira dele, que teve uma rápida ascensão desde o seu primeiro mandato como deputado federal. Foram apenas seis anos até que chegasse à presidência do Senado. E, temos certeza de que ele chegará à presidência do Brasil ainda bem jovem. Até arrisco dizer que ele será o próximo presidente da República. O DEM de Passos está orgulhoso e honrado com a eleição. Passos volta ao cenário nacional, pode alavancar o nome da cidade. Politicamente, isso é muito enriquecedor e mesmo não tendo sido o nosso partido a ganhar a prefeitura nas últimas eleições, a construção política a partir de agora deve ser alinhada e aliada ao DEM, afinal esta vitória traz um reflexo importante para a cidade”, assegurou Mattar.
O ex-presidente estadual do DEM e atual presidente nacional do Sebrae, o paraisense Carlos Melles, disse que como homem público mineiro aplaude e reconhece a importância de Minas e a região ter um presidente do Senado. “Agora é torcer e ajudar para que ele faça uma boa gestão”, afirmou Melles.
Presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, o Serginho, falou da importância de Pacheco no Senado para os municípios da região.
“Vai ser importante sim para a união dos prefeitos da Ameg que zela de mais de 20 cidades que são associadas numa região que tem muito a ganhar com esta vitória. O consórcio Ameg precisa de muita articulação política para deslanchar e tenho certeza que Pacheco no Senado vai abrir portas, não só para a nossa região, mas para todos os municípios mineiros. Sabemos de seu comprometimento com Passos e com Minas, o ganho é grande para todos nós. Sinto-me honrado de ser parceiro e de estar sempre junto com este brilhante político”, afirmou.
O deputado estadual, João Vítor Xavier, disse que foi uma grande vitória para Minas Gerais.
“A mais importante vitória da política mineira, ao menos nos últimos 20 anos. Rodrigo Pacheco se reafirma como a principal liderança política de Minas e com uma das grandes lideranças políticas do Brasil”, afirmou o parlamentar belorizontino.
O presidente do DEM de Carmo do Rio Claro, João Paulo de Castro Ferreira, afirmou que a eleição de Rodrigo Pacheco como presidente do Senado, representa a retomada do protagonismo de Minas Gerais no cenário político nacional. “Nosso Estado voltará a ter voz nas decisões nacionais”, salientou.
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, disse ter recebido a notícia da eleição de Pacheco com muito entusiasmo, alegria e esperança em dias melhores para o município de Passos.
“Estivemos juntos na oportunidade da mobilização pela Cota 762 de Furnas e ele fez um compromisso de estarmos juntos e ele nos ajudar na condução de nossa cidade. A possibilidade de Passos ter novos investimentos, principalmente com o apoio e força política do parlamentar, conseguirmos trazer recursos federais para Passos”, salientou.