Destaques Política

Lideranças apontam otimismo com primeiro escalão de Diego Oliveira

30 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Após o anúncio do novo secretariado da prefeitura de Passos, que deve assumir no próximo dia 4, alguns setores da comunidade fazem uma análise dos nomes escolhidos pelo prefeito eleito, Diego Oliveira. Para a maioria, a expectativa é de otimismo e esperança. Nesta terça-feira, 29, ainda era incerta a nomeação para a secretaria de Saúde, pasta de importância em qualquer época, mas principalmente agora, na pandemia.


Você também pode gostar de:

Programa Mais Genética avança

Para o presidente do Sindicato Rural de Passos (Sinrural), Darlan Esper Kallas, a expectativa é de otimismo e esperança com a nova administração.

O prefeito não foi eleito com uma quantidade expressiva dos votos, o que faz com que ele tenha que ampliar esta representatividade. Vejo que na escolha do secretariado ele consiga fazer esta coalizão política para com todas as classes produtoras”, disse Kallas.

Ainda conforme o presidente do Sinrural, dos nomes apresentados, o que mais tem conhecimento é Sebastião Domingos, o Neném da Manoela, por ser um produtor rural.

Alguns secretários não conheço, ainda, mas bons nomes. Nós, da classe rural, ficamos satisfeitos pela escolha do Neném da Manoela, por se tratar de um ruralista que sabe falar a língua do setor e também por entender e ter maturidade política e é um pacificador. Saliento aqui que a classe rural tem grandes necessidades que são estradas rurais de qualidade, a administração precisa dar segurança ao homem do campo. São muitos casos de roubos, furtos e até crime na zona rural, isso precisa melhorar. Precisam criar políticas públicas também de incentivo à produção”, analisou Kallas.

Também recém-eleito, o presidente do Sindicato dos Empregados da Prefeitura de Passos (Sempre), Ramon Fernandes Oliveira, disse acreditar que a escolha do secretariado foi feita de maneira bastante criteriosa.

A composição por si só denota uma compreensão bastante evoluída sobre a condução da gestão. Estamos animados e esperançosos, dispostos a contribuir ativamente no desenvolvimento de ações que visem os melhores resultados possíveis aos servidores e a toda cidade, num contexto geral”, disse.

A diretora da Superintendência Regional de Ensino, Lael Keller, disse ver com bons olhos os indicados pelo prefeito para assumir os cargos.

Passadas as eleições, nós temos que torcer para dar certo, porque, no final, temos que pensar na cidade. Assim como para mim, é para a maioria: nasceu, cresceu e escolheu Passos para viver. A escolha da secretária de Educação foi bem pensada, pois é uma pessoa competente, servidora da rede municipal, conhece os pontos sensíveis e, com certeza, fará uma ótima administração. Valorizar, neste caso, uma servidora foi muito inteligente da parte do prefeito. Administrar, normalmente, não é fácil, imagine com pandemia”, salientou Lael.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Passos (Sindpass), Gilson Ribeiro Madureira apontou que o prefeito tem que fazer com que as secretarias tenha interação entre elas.

Vimos com grande expectativa o novo secretariado. Confesso que tem vários nomes que não os conheço, mas pelos seus currículos dá para ver que são pessoas qualificadas. E, estou confiante pelo discurso apresentado pelo prefeito eleito, mesmo na época da campanha, durante entrevista na Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), onde sou diretor há 20 anos, que o prefeito navega e parece conhecer vários setores. Isso vai possibilitar que ele possa cobrar do seu secretariado a agilidade e o dinamismo que ele mesmo mostrou ter. Portanto, estou confiante na intenção de uma administração desenvolvimentista e que a cidade seja impulsionada para o seu real desenvolvimento. Só gostaria, uma vez que a secretaria de Saúde ainda não está com o nome escolhido, que levassem em consideração o excelente trabalho feito pelo atual secretário Evandro Bogo, que possibilitou a abertura do comércio com todos os procedimentos de segurança sanitária”, disse Madureira.


Políticos

Para a vereadora que obteve o maior número de votos, Aline Gomes Macedo, sobre o secretariado ela confessa que ficou surpresa com alguns nomes.

Porém, estarei aguardando o início da gestão para fazer minhas considerações. Contudo, já adianto que estarei firme na fiscalização, cobrando as necessidades e direitos da população”, assegurou a vereadora que está em seu segundo mandato.

Michael Silveira Reis, o segundo mais votado em 5 de novembro para a Casa Legislativa e ex-secretário municipal de Educação, disse ter ficado satisfeito com os nomes apresentados.

São profissionais capacitados, nomes com currículos muito bons, com seus méritos e gabaritos. Vejo que muitos deles estão vindo de instituições privadas para participações no setor público. Que o grupo escolhido pelo prefeito possa enriquecer o processo para que a administração tenha ações exequíveis”, afirmou.

A vereadora Gilmara Silveira de Oliveira disse não ter analisado os nomes até o meio da tarde desta terça-feira e que, por estar finalizando seus trabalhos de castração animal, seria impossível dar qualquer resposta nesta terça-feira.