Destaques Esporte

Libertadores deve retornar em 15 de setembro

14 de julho de 2020

O Cruzeiro é cotado com o segundo time com chances de subir para a série a do campeonato brasileiro. / Foto: Divulgação (Site EBC)

BRASÍLIA – A Conmebol definiu a data para o retorno da Libertadores da América. A competição será retomada em 15 de setembro deste ano. Para isso, a instituição sul-americana projetou possíveis obstáculos e soluções os mesmos, como o de possível proibição de jogos em algum país. Sendo assim, os clubes estão autorizados a mudarem seus confrontos para estádios em outros países.

Por enquanto, todos os dez países envolvidos na Libertadores da América estão projetando estarem liberados para o futebol em setembro. No entanto, existe a possibilidade algum ter que voltar atrás, caso o novo coronavírus cresça novamente na região. Sendo assim, o clube que necessitar de mudança de país terá que apontar uma nova cidade e estádio para mandar seus jogos, que cumpram os requisitos dos regulamentos da competição. A entidade, então, aprovará ou não.

Este cenário foi pensado para o caso de que, no momento de retorno dos jogos continentais, algum país por questões sanitárias proíba eventos esportivos. Desta maneira o clube desse país não poderá exercer seu mando onde normalmente faz devendo mudar para outro país ou cidade para exercer sua condição de mandante“, diz trecho do protocolo para esse cenário.

A medida serve para que a Libertadores não seja adiada novamente, colocando em risco a continuidade do torneio. Um dia após anunciar as datas de retorno da Libertadores e da Sul-Americana para os dias 15 de setembro e 27 de outubro, respectivamente, a Conmebol divulgou as datas das fases a serem disputadas das competições.

Com quatro rodadas da fase de grupos ainda por serem disputadas, a maior entidade do futebol sul-americano definiu o mês de setembro para a disputa das rodadas três, quatro e cinco. Praticamente um mês depois será disputada a última rodada da fase de grupos.

Já o sorteio do mata-mata será feito três dias após a sexta rodada. 3ª rodada – 16 de setembro; 4ª rodada – 23 de setembro; 5 ª rodada – 30 de setembro; 6 ª rodada – 21 de outubro e sorteio – 24 de outubro.

E em relação as fases de mata-mata foram definidas para serem disputadas entre os meses de novembro e janeiro. Oitavas, quartas e semifinais já têm datas definidas. Somente a final ainda não tem um dia programado, mas possui três datas em estudo. Oitavas de final – 25 de novembro (ida) e 2 de dezembro (volta); Quartas de final – 9 de dezembro (ida) e 16 de dezembro (volta); Semifinal – 6 de janeiro (ida) e 13 de janeiro (volta) e Final – 23/24/30 de janeiro.

Na avaliação da Conmebol, dificilmente um clube do Brasil precisaria sair do país para jogar. / Foto: Divulgação