Destaques Política

Legislativo de Passos define membros das comissões permanentes e especiais

Por Beatriz Silva / Redação

2 de fevereiro de 2021

Vereadores de Passos se reuniram pela primeira vez depois do recesso. / Foto: Reprodução

PASSOS — A Câmara Municipal de Passos realizou, durante a tarde de ontem, a primeira sessão ordinária do ano. Na primeira sessão da nova legislatura, foram apresentados pelos novos integrantes da Casa um total de 71 requerimentos – a maioria deles encaminhadas ao chefe do Executivo solicitando melhorias.

Na reunião, foram designados os vereadores que devem compor, ao longo do biênio 2021-2022, as cinco comissões permanentes da casa legislativa. Ainda na reunião, também foram indicados os integrantes das comissões especiais, que por sua vez, deverão emitir parecer a três vetos encaminhados pelo poder executivo.

Para a Comissão Permanente de Legislação, Constituição e Justiça, a vereadora Gilmara Silveira de Oliveira, bem como os vereadores Michael Silveira Reis e Aline Gomes Macedo foram os designados. Neste caso, foi eleita, como presidente da comissão, a última vereadora citada.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária terá como integrantes Maurício Antônio da Silva, Michael Silveira Reis e Aline Macedo, sendo, desta vez, o presidente nomeado Michael Reis.

Plínio Costa de Andrade foi nomeado presidente da Comissão de Administração Pública, Políticas Urbanas e Rurais. Os demais participantes foram Luis Carlos do Souto Júnior (Dentinho) e Dirceu Soares Alves.

Na comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, foram integrados os parlamentares Maurício Antônio da Silva, Edmilson de Paula Amparado Júnior e Dirceu Alves, tendo como presidente o vereador Maurício. Na Comissão de Saúde e Ação Social, foram designados Francisco Assis Sena Carvalho, João Benedito Serapião e Dirceu Alves, tendo como presidente o vereador Dirceu.

Entre as comissões especiais, Gilmara Oliveira, Michael Reis e João Serapião devem analisar o veto total proposto pelo chefe do executivo à Proposição de Lei Nº61, de 14 de dezembro de 2020, que institui o Programa Municipal de Conservação de Estradas Rurais.

A segunda comissão especial, formada por Maurício Antônio da Silva, Aline Macedo e Dirceu Alves, irão averiguar o veto do chefe do executivo à Proposição de Lei Nº62, de 14 de dezembro de 2020, que pontua as normas e regulamentos pertinentes às feiras livres municipais.

Por último, Francisco Sena, Plínio Costa de Andrade e Dirceu Alves Soares vão analisar o veto total à Proposição de Lei Nº65, de 14 de dezembro de 2020, que institui, no âmbito de Passos, o programa Banco de Ração Para Animais. Entre as comissões especiais, as presidências deverão ser definidas entre os próprios grupos.


Grande expediente

Sem matéria para a ordem do dia, o pequeno expediente foi seguido pelo grande expediente, período destinado aos pronunciamentos de parlamentares previamente inscritos. Neste caso, todos os participantes agradeceram a oportunidade e confiança concedida pelos eleitores de Passos e falaram sobre seus objetivos enquanto permanecerem no poder legislativo, mas já se posicionaram por várias cobranças ao novo prefeito e sua equipe.