Destaques Geral

Lar de idosos de Passos registra um óbito e quatro casos de covid-19

Adriana Dias / Redação

17 de junho de 2021

Lar de idosos de Passos registra um óbito e quatro casos de covid-19

PASSOS – O Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Passos, registrou no domingo, 13, a primeira morte por covid-19. Um morador que já fazia uso de oxigênio foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e testou positivo para a doença. O idoso não resistiu e faleceu na noite de domingo. Outros quatro asilados também foram infectados.

De acordo com o administrador-geral da Sociedade São Vicente de Paulo, Randal Vargas, o Lar São Vicente de Paulo, desde o início da pandemia, tem tomado todas as precauções e, agora, com estes casos, está redobrando a segurança sanitária.

“Todos os contaminados são da ala masculina. O enfermeiro e os seis moradores que ficavam na mesma área fizeram os testes. Inicialmente foram feitos testes rápidos em 11 moradores, dos quais três testaram positivo. Já na segunda-feira, 14, nós solicitamos apoio da Vigilância Epidemiológica que logo na parte da tarde fez os testes de PCR (cotonete) nos 48 moradores da ala masculina. Destes, quatro confirmaram. Também foram feitos testes nos 58 colaboradores, que foram negativados. Com relação ao técnico de enfermagem que testou positivo há mais de uma semana, ele teve contato apenas com a ala masculina. Já na ala feminina, não foram feitos testes. Vamos aguardar sete dias para realizar nas 52 moradoras do Lar”, informou Vargas.

Sobre os quatro moradores que testaram positivo, o isolamento foi feito em um dos quartos separados da ala masculina.

“O quarto tem banheiro, eles estão recebendo todo o tratamento separado, alimentação, limpeza. Compramos equipamentos como estetoscópio, medidor de saturação, tudo novo para atender a eles e não ser necessário contato com os demais. Já os seis moradores que ficavam próximos, mas testaram negativo, estão em quarentena por 14 dias e serão testados novamente”, salientou Vargas.