Destaques Política

Justiça Eleitoral recebe 75 denúncias por meio do Pardal

Por Beatriz Silva / Redação

16 de novembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – O número de denúncias enviadas ao aplicativo Pardal, ferramenta criada pela Justiça Eleitoral para combater irregularidades em campanhas eleitorais, cresceu 92,30% na região. Em pouco mais de duas semanas, o total de queixas passou de 39 para 75. Passos, que em 27 de outubro somava 14 denúncias, registrou 30 notificações de irregularidades em 13 de novembro, o que representa um aumento de 114,28%.

Já Carmo do Rio Claro, com um expressivo aumento de 200%, passou de quatro para 12 denúncias cadastradas. São Sebastião do Paraíso, com seis queixas, apresentou alta de 60%. Em Pratápolis, o total passou de cinco para seis, ao passo que, em Jacuí, foi de três para cinco – um aumento de 66,66%. Capitólio, Claraval, Ibiraci e Guapé mantiveram os mesmos números de denúncias do mês passado, enquanto Fortaleza de Minas, Itamogi, Itaú de Minas, Piumhi e São Roque de Minas, municípios que até 27 de outubro não tinham denúncias cadastradas, passaram a registrar entre uma e duas queixas.

Desenvolvido em 2012, o aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Com ele, os eleitores denunciam infrações durante as campanhas eleitorais e atuam como fiscais da eleição, facilitando o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral.
Para realizar uma denúncia, após fazer o download do aplicativo em seu celular, o eleitor deve clicar no botão com o símbolo de adição (+) e escolher a opção “Propaganda eleitoral irregular”. A partir daí, o usuário passará por três etapas.

Na primeira fase, o interessado deve preencher dados sobre o local que aconteceu a irregularidade e quem será denunciado (partido, coligação ou candidato). Depois, é o momento de realizar a denúncia em si, com descrição do ocorrido e envio de conteúdo multimídia (foto, vídeo ou áudio). Por fim, é necessário deixar algumas informações pessoais, sendo possível pedir para mantê-las em sigilo.