Destaques Eleições 2020

Justiça Eleitoral divulga Linhas de Transporte de Eleitores na Zona Rural

Por Beatriz Silva / Redação

12 de novembro de 2020

Apenas a Justiça Eleitoral pode organizar o transporte de eleitores na zona rural. / Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS — Para garantir o direito de votar e escolher seus representantes políticos, a Justiça Eleitoral se encarrega do transporte dos eleitores que vivem nas áreas rurais de todo o território brasileiro. Assim, com a proximidade do dia 15 de novembro, as comarcas da região iniciaram o processo de divulgação dos itinerários daqueles que irão votar no próximo domingo. Para consultar os horários de cada município e seus roteiros, basta acessar o portal online Clic Folha.

Destaca-se que, instalações de seções eleitorais em fazendas, sítios ou qualquer propriedade rural privada passou a ser proibida pelo Código Eleitoral, sob a Lei nº 4.737/1965. Por este motivo, a Lei nº 6.091/1974 – regulamentada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 9.641/1974 – passou a prever o fornecimento de transporte e alimentação aos moradores de áreas rurais.

No município de Passos, serão 10 rotas para o transporte. Sendo 14 veículos de passeio, 12 ônibus, 1 caminhão e uma van. Em cenário pandêmico, a Comarca passense orienta que os condutores e passageiros façam uso constante da máscara de proteção individual.

O setor ainda informa que, preferencialmente, deve-se manter a ventilação natural dentro dos veículos, com as janelas abertas, evitando o uso de ar condicionado e, quando for necessária a utilização de sistema de refrigeração, deve-se evitar a recirculação do ar.

Também de acordo com a Comarca de Passos, em veículos de pequeno porte, será permitido o transporte de dois passageiros no banco traseiro. Quando houver somente um passageiro, este deverá ocupar o lado direito do banco traseiro. Enquanto isso, em veículos de modelo Kombi, será permitido o transporte de quatro passageiros por viagem, sendo dois em cada banco; já em veículos de modelo Van, será permitido o transporte de sete passageiros, sendo que um passageiro ocupará o banco da frente.

Para caminhões e caminhonetes de cabine dupla, será permitido o transporte de três passageiros, sendo um no banco da frente e 2 no banco traseiro; em caminhões de cabine simples, será permitido o transporte de um passageiro e, por fim, no caso de ônibus, os usuários deverão sentar-se guardando o maior distanciamento possível e evitando conversas ou aglomerações.


Outras localidades

A Comarca de Carmo do Rio Claro informa que os eleitores do município, bem como os eleitores em Conceição da Aparecida, serão são trazidos da zona rural para cada cidade, a partir de convênios firmados com os respectivos municípios (Prefeituras). Desta forma, em ambas as localidades, já foram feitas as reuniões com as Secretarias municipais de transporte e os motoristas receberão informações pontuais no dia da Eleição.

Também neste âmbito, a Comarca Carmelitana informou que permanecem as restrições sanitárias, e que, a cada ano, são transportados cada vez menos eleitores nas zonas rurais, haja vista o crescente índice de aquisições de motos e outros veículos pelos cidadãos.

No caso de Pratápolis, oito transportes devem levar os eleitores à área urbana. Independente dos trajetos, a primeira rota terá início as 6h30, com retorno às 16h. O transporte de eleitores da área rural de Monte Santo de Minas se dará a partir das 7h até as 15h30, os veículos terão como ponto de embarque e desembarque o “Terreirão” e cobrirão toda a zona rural do território.

Os eleitores da zona rural de Cássia serão transportados a partir das 9h. Os veículos da Justiça Eleitoral apanharão os eleitores ao longo do percurso, com desembarque na Praça Barão de Cambuí, em frente ao prédio do antigo cinema. O retorno dos eleitores aos locais de origem será feito a partir das 16h.

Veja as informações sobre os percursos da região nos links disponíveis abaixo: 

CLARAVAL:

PERCURSO – MOTORISTA DE CLARAVAL.doc

CAPETINGA:

PERCURSO – MOTORISTAS DE CAPETINGA.doc

IBIRACI:

PERCURSO – MOTORISTAS DE IBIRACI.doc

S. S. DO PARAÍSO:

PERCURSO – MOTORISTAS DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO.doc

CARMO DO R. CLARO:

PERCURSO – MOTORISTAS DE CARMO DO RIO CLARO

CONCEIÇÃO APARECIDA:

PERCURSO – MOTORISTAS DE CONCEIÇÃO DA APARECIDA

NOVA RESENDE:

PERCURSO – MOTORISTAS DE NOVA RESENDE

PASSOS:

PERCURSO – MOTORISTAS DE PASSOS

CÁSSIA:

QUADRO GERAL-Comissão de Transporte-Cássia.doc

DELFINÓPOLIS:

QUADRO GERAL-transporte-Delfinópolis.doc