Destaques Jornal Gente

Jornal Gente

Por Maíra Piassi

5 de novembro de 2020

Na pele de Lilian Custódio, nutricionista clínica formada há 20 anos, nasceu a Lilly – fada tão amada pelas crianças, jovens e adultos também, afinal o seu propósito é encantador e é exatamente sobre isso esta página do JG de hoje:

Mais da metade da minha carreira eu trabalhei em hospitais, só que lá, muitas das vezes já não estava ao meu alcance atuar, era tarde demais; percebi que minha aptidão era ensinar as pessoas a se alimentar de forma equilibrada, saudável e foi diante de uma específica situação com uma paciente diabética, já com seus membros inferiores amputados, que tive o meu start quando ela me disse que se tivesse me conhecido ainda criança, tinha certeza que não se encontraria naquela situação.

Em busca de seu novo lugar, Lilian foi convidada a integrar a grade escolar na condição de nutricionista: “Eu tinha que fazer parte do mundo infantil, encantar, despertar nas crianças a vontade em aprender sobre a alimentação, via que não funcionava aquela didática do ‘come, é saudável, faz bem…’; eu tinha que ir além! Assim nasce a fada – personagem de muita intimidade para ela que desde criança vivia esse mundo encantado em suas brincadeiras: ”Me senti muito à vontade na pele da Lilly, é impressionante como consegui criar um vínculo com as crianças, a linguagem flui… E através delas, o movimento da conscientização é muito maior, ali uma incentiva a outra”.

E no meio do caminho veio a pandemia, e agora, o que fazer? Receitas!!! Aí entra a parceria com a amiga Letícia Vale Piassi, profissional também da área da saúde (enfermeira) que, na busca de algo que a realizasse completamente, encontrou na cozinha uma nova paixão:

Tudo começou quando fiz um macarrão de abobrinha com molho de tomate caseiro, meus filhos aprovaram e Lilian quis que eu fizesse para os dela, afinal, eles não gostavam de abobrinha. Nota 10 levou o prato”.

Ali fez todo sentido o intuito do ‘Nutrir os Ninhos: ensinando e alimentando’ – projeto criado por Lilian, em 2012:

Assim eu tenho a oportunidade de ensinar, esclarecer sobre os alimentos; já a Letícia fica com a execução das receitas” – dupla que deu certo! Ah, seus filhos entraram na onda e hoje são peças fundamentais para o sucesso do projeto:

Eles provam, palpitam, ajudam a preparar, sem contar com a abertura para novos sabores, texturas e ideias, assim entendemos mais o paladar das crianças. É lindo vê-los empenhados, isso incentiva os colegas e suas mães”.

Mas não vá pensando você que essa união para por aí! O mundo encantado das fadas Lilly e Lelê toma corpo e se transforma num belo produto:

Criamos 3 e-books: um voltado diretamente para os pais com 13 dicas mágicas de como mudar o comportamento alimentar dos filhos; um voltado para as crianças – é o alfabeto da saúde; já o terceiro é uma história encantada que se passa no mundo das fadas, integrada também pelos filhos Laura, Otávio, Frederico e Enrico – personagens que junto à Lilly e Lelê vivem experiências divertidas e gostosas”.

Foi uma brincadeira que deu certo, declara Letícia que garante o quão prazeroso e fácil é passar tudo isso para as pessoas; transformar alimentos nutritivos em comidas saborosas iguais às dos restaurantes não é segredo, basta querer e ter consciência de que ‘é de pequenino que se torce o pepino’, né não?

Nosso foco são as crianças, queremos conscientizá-las desde pequenas para que não desenvolvam doenças relacionadas a má alimentação na vida adulta. Tanto eu, quanto a Lilian, cansamos de ver e tratar, nos hospitais, pacientes obesos, hipertensos, diabéticos, com colesterol e triglicérides alto, além dos infartados”.


André Luiz Silveira e Jédida chegam aos 25 anos de casados e é claro que suas Bodas de Prata não passariam em branco! Teve cerimônia religiosa com renovação de votos na paróquia Nossa Senhora da Abadia (São Sebastião do Paraíso), celebrada pelo padre Ailton Goulart, seguida de recepção aos familiares que em casa, junto às filhas Maria Julia e Anna Beatriz, festejaram esta data tão ímpar:

Gostaríamos que nossos amigos também estivessem presentes, bem como nossos padrinhos, mas infelizmente esses tempos não nos permitiu a presença de todos, mas isso não impediu de darmos graças por esse momento tão especial em nossas vidas”.


Junia Lemos Piassi alça novos ares e em Londres fez a primeira parada da nova vida!


Cante parabéns!

Ana Paula Patti acorda ouvindo parabéns nesta quinta feira de mais uma velinha no bolo também de Viviane Vasconcelos, Beth Prado, Amanda Farjalla, Cidinha Freitas. Já a sexta feira chega trazendo ano novo para Andrea Mattar, Cláudia Adriana Pereira, Cristiane Baldini Pinto e Silvia Suhadolnik Oliveira Soares Maia. Marcos Antônio Pereira e Cristina, Hudson Mechado e Ana Paula, Rodrigo Mascarenhas e Christiane celebram hoje Bodas de Cristal – ambos contabilizam 15 anos de bem casados.


Olhos e ouvidos voltados pra ele: Arthur – baby delícia que chegou alegrando mais ainda a vida de Ivan Freire e Mariana, no recente 4 de outubro.


Se ligue nessas oferecimento DUarte – nosso cafezinho delícia de todas as manhãs:

– Cuidar da saúde tem que sempre ser uma prioridade! Aproveite a condição especial da Unimed Sudoeste de Minas para empresas, a partir de duas vidas, e contrate hoje o plano de saúde para você e seus colaboradores com carência zero para consultas e exames simples. Tenha acesso a toda rede que só a Unimed Sudoeste de Minas pode te oferecer, inclusive às inovações do Hospital Unimed. Ligue agora: (35)3529-2626.

– Quer ganhar uma joia? Então aproveite esta oportunidade: comprando no Rilda Supermarket, além de ajudar as entidades sociais cadastradas com qualquer valor do seu troco, ainda concorre a uma joia no valor de R$3000,00: ser solidário é uma boa ideia, você não acha?