Destaques Jornal Gente

Jornal Gente

Por Maíra Piassi

15 de outubro de 2020

“… Depois da tempestade vem a bonança!”

” …. Remando contra a maré!”

” …. Nunca é tarde para sonhar!”

“… Tudo tem a sua hora!”

No final dessa história a gente coloca o título, combinado?

Pela Semana das Crianças trago a linda história de Naiara Lima Costa – mãe dos gêmeos Gustavo e Beatriz, psicóloga clínica formada pela Unesp, especialista em Psicologia da Saúde também pela Unesp e em Dependência Química pela Unifesp, além de educadora Parental em Disciplina Positiva que, desde o primeiro diploma na mão, há 11 anos, ‘vinha desenhando’ a Serelepe: projeto de promoção de saúde para a infância.

Desde minha conclusão de curso eu pesquisava e escrevia esse projeto que se tornou real em 2018, com o nascimento dos meus filhos. Eu tive uma gravidez de risco e precisei ficar de repouso absoluto por 3 meses; quando as crianças nasceram prematuras, de 33 semanas completas, na condição de mãe e psicóloga, entendia os problemas possíveis no desenvolvimento das crianças a partir da prematuridade, desde então canalizei minha angústia para estudos a fundo: como eu poderia intervir para que os atrasos fossem minimizados? Já tinha um olhar diferenciado para a infância e muitas críticas sobre o caminho que nós adultos estamos trilhando com as nossas crianças, me encantei e mergulhei no universo do Brincar.

Ali, aquele meu projeto profissional que já fazia muito sentido, virou um propósito de vida, nascendo a Serelepe, onde ofereço desde atendimentos terapêuticos para as crianças e famílias, cursos para pais, educadores e terapeutas, além de um projeto incrível que acontece em um espaço delicioso com quintal e cantos lúdicos, lá trabalhamos todo o desenvolvimento integral da criança (estimulação emocional, cognitiva, social e motora) a partir de um brincar livre. Quando comecei com a Serelepe, as pessoas ficaram confusas no por que de eu estar abrindo um espaço de brincadeiras, deixando o consultório. Pelo contrário, a Serelepe é parte do Centro Terapêutico Existir – clínica à Av. Júpiter 613, onde junto a outros profissionais como nutricionista, neuropsicopedagoga, musicoterapeuta, atendo meu pacientes.

Ainda hoje é muito difícil para as pessoas entenderem o quanto o Brincar tem relação com o desenvolvimento integral da criança. O que mais ouço é: ‘mas meu filho já brinca na escola e em casa!!!’ Claro, isso é muito bom, mas o espaço é estruturado com a possibilidade de um brincar livre, rico e totalmente estimulante através da arte, exploração sensorial, histórias, faz de conta, brincadeiras para exercitar a criatividade, circuitos, jogos e desafios para estimular o movimento… tudo junto, o que possibilita a escolha e todo o processo de decisão da criança. Não é um brincar dirigido e imposto pelo adulto, é um espaço preparado e totalmente estruturado para que a criança se desenvolva integralmente.

A criação da Serelepe vem a partir de muitos estudos sobre a infância, o desenvolvimento infantil e neurociências, num mundo, hoje, totalmente substituído por aprendizados acadêmicos cada vez mais cedo, além do uso excessivo de eletrônicos já trazendo algumas sérias consequências para a infância como: crianças estressadas, maior número de transtornos depressivos e ansiosos, maior transtorno de aprendizagem, pois as crianças não estão desenvolvendo as habilidades para leitura e alfabetização como a coordenação motora fina que é desenvolvida por meio do brincar, maior número de obesidade infantil, aumento no índice de suicídio na adolescência, sexualidade precoce, maior abuso de drogas entre jovens…

Tudo que formos promover na infância: aprendizado cognitivo, emocional, tarefas de vida diária e até a disciplina, podemos e devemos fazer a partir do brincar, onde ela desenvolve atenção e concentração, socialização, fortalecimento de vínculos, aspectos emocionais, expressão verbal e corporal, afetividade, criatividade, regras e autocontrole, autoconhecimento, superação, desenvolvimento das funções executivas (funções responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas, fundamental para nossa vida escolar e adulta) e do senso de poder e de capacidade, fundamental para autoestima.

Mas a Serelepe não é só um espaço para as crianças, certo?

Além do que já citei, o grande foco do meu projeto é instrumentalizar o adulto para um olhar diferente para a criança. Já fiz um curso para formar babás brincantes que foi um sucesso, agora estou estruturando cursos para pais e educadores. Também começamos com uma lojinha criativa, de lá os pais levam para casa um pouquinho das atividades que fazemos na Serelepe: são super simples, com materiais bem acessíveis, um exemplo são os kits sensoriais (macarrão colorido, arroz colorido, areia colorida) e kits de criatividade que estão fazendo o maior sucesso.

Nas sessões de psicoterapia, no atendimento aos pais, tenho cada vez mais usado estratégias de disciplina positiva e o brincar como a possibilidade de disciplinar as crianças. Quando falamos em disciplina, a maioria ainda pensa em castigo e punição, mas disciplina tem relação com ensinar, e nada é mais poderoso como ferramenta de ensino e de possibilitar a cooperação dos nossos filhos, como atitudes brincantes. Bem, por fim, espero que nós adultos, pais, avós, professores, terapeutas, consigamos resgatar uma infância mais saudável para nossas crianças, permitindo retomar ações do brincar como algo de mais essencial da infância. Porque se fizermos isso, certamente teremos adolescentes e adultos mais equilibrados emocionalmente”.

Ah, quanto ao título, eu fico com todos, e vocês?

***

Reunir a família é com eles mesmo!!! Donos de uma alegria singular, mais uma festa foi armada, desta vez para celebrar mais um ano de vida da matriarca: chega aos 80 anos Maria Aparecida – a Sra. Onofre Emerenciano dos Reis, mãe de 8 filhos, avó de 10 netos e 2 bisnetos.

***

Você sabia…

… que remédios e medicamentos contêm substâncias químicas que contaminam o solo, a água e colocam em risco o meio ambiente e a saúde da população? Materiais desse tipo precisam de cuidados especiais e não devem ser descartados em lixo comum. Pensando no bem-estar da comunidade e em uma forma de solucionar esta questão, a Unimed Sudoeste de Minas possui um coletor adequado para o descarte de recipientes e dos medicamentos que já não podem ser utilizados. Segundo o Ministério da Saúde, o descarte aleatório de medicamentos em desuso, vencidos ou sobras, atualmente é feito por grande parte das pessoas no lixo comum ou na rede pública de esgoto, podendo agredir o meio ambiente, contaminar a água do solo e de animais, além de riscos à saúde de pessoas que possam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente, devido a fatores sociais e circunstâncias diversas. Toda a comunidade pode fazer o seu descarte de medicamentos na Sede Administrativa Unimed à Av. Dr. Breno Soares Maia 264, das 07h30min às 18h, de segunda à sexta-feira.

***

Rosiane Alves

chegou ontem de São Paulo onde passou um dia todo vivendo a realidade de um salão express – a nova tendência nas capitais, sua investida na unidade do centro: ‘Há 3 anos eu abri esse salão, até aqui senti o mercado e vi que vale a pena, a demanda é grande. O diferencial são os pacotes e combos que facilitam a vida da cliente que não abre mão de escovar os cabelos, fazer as unhas, sobrancelha e até aquela maquiagem do dia a dia para o trabalho, tudo junto! Estou formando uma equipe especializada em trabalhar em conjunto, assim ganhamos tempo na execução dos serviços. Vem muita coisa nova por aí…

***

Se ligue nesse oferecimento DUarte – nosso cafezinho delícia de todas as manhãs:

– Não esqueça que as moedinhas do seu troco podem, e vão ajudar muitas instituições da terrinha, além de valer um cupom para o sorteio de uma joia no valor de 3 mil reais. Onde? No Rilda Supermarket!

***

Athos Maia e Danielle ‘encomendaram’ e já avisaram que vem aí uma menina: que delícia estão achando também os avós corujas Venício Soares Maia e Sílvia, ansiosos pela chegada da primeira neta!

***

Isac Moraes e Cláudia completam hoje 15 anos de casados – Bodas de Cristal celebradas ainda por Matheus Silva e Elaine que também se casaram em 15 de outubro de 2005.

Regis Antônio Andrade e Zilda em contagem regressiva, a partir de amanhã, rumo aos 40 anos de bem juntinhos… foi no 16 de outubro de 1981 o SIM mais famoso do mundo deste casal 10!

Fabiano Melo Franklin é aniversariante 1 na agenda JG desta quinta feira que amanhece cantando parabéns também para Kleber Garcia, Francisca Rennó Schiavetto. Já o 16 de outubro é dia do ‘… muitos anos de vida!’ para meu pai, Mark Piassi: feliz 75 velinhas no bolo!!! Dia de ‘Parabéns pra você…’ também para Igor Oliveira Maia, Laila Pádua Leite, Marco Antônio Lemos Paim, Karina Aguiar, Renata Trindade e Isadora Martins Marques.

***