Destaques Jornal Gente

Jornal Gente

Por Maíra Piassi

24 de setembro de 2020

Há dois anos e meio nascia a Associação de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis – AAção Reciclagem, criada através do Projeto Coleta Seletiva Solidária realizado nos bairros COHAB I e COHAB II, onde a população se mobilizou para realizar a separação dos materiais recicláveis gerados em seus domicílios, visando minimizar impactos para o meio ambiente e outros agravos à saúde relacionados à destinação e disposição incorreta dos resíduos sólidos.

Presidida por Gilson de Oliveira Wenceslau (D), na foto com os colaboradores Igor Chaves e Athos Henrique Valeriano, a associação acaba de ocupar sua nova sede à Avenida dos Industriais 255 (atrás da Sovemar): ‘Aqui é bem maior, o barracão e o pátio nos dão melhor condição de trabalho para triagem, seleção, prensa e armazenamento’, declara Gilson que satisfeito também está com a conquista de dois caminhões, um através de repasse pela Justiça Federal e outro comprado com uma doação em dinheiro vinda da justiça do Trabalho – ‘Assim conseguimos trabalhar com mais segurança!’

Pra quem não sabe, a associação funciona em 3 núcleos: os voluntários que compõe a diretoria, colaboradores que trabalham no centro de triagem e os colaboradores diversos que são os catadores, moradores, empresas e instituições que doam ou vendem o material reciclado. A produção do centro de triagem é que gera a renda para suprir as despesas como o aluguel, combustível e manutenção dos veículos, aquisição do material que é comprado, além do pagamento da cota salário dos colaboradores.

A ação sócio ambiental se dá através da aquisição de 40 cestas básicas distribuídas para catadores e famílias de baixa renda, vindas através da indicação das igrejas que participam do projeto, além do trabalho de educação ambiental que realizam com folhetos. Isso tudo partindo da coleta de plástico, papel, vidro e metal realizada porta a porta nos condomínios Vale Verde, Nações e Monte Belo, bairros Novo Mundo, Umuarama, Eldorado, Jardim Cidade e Panorama, além de alguns bancos, edifícios e instituições públicas situadas no centro da cidade. Empresas como Laticínios Lara, Patrus, Massas Di Jânio, Habib’s, Kímika, Padaria Exposição, Posto Muarama, Melissa, Arezzo e Cmp são colaboradores em doação, enquanto outras vendem por um preço social – são elas a JBS, Santa Casa, Comercial Silveira, dentre outras…

Tem crescido muito a entrega voluntária, hoje contabilizando cerca de 400 pessoas por mês, além da captação que também é feita nas escolas. ‘Colégios Del Rey e São Francisco são parceiros de captação; já no Colégio Tiradentes e Francina de Andrade compramos o material coletado pelos alunos e comunidade escolar e aqui merece um destaque: ‘Com a compra do material recolhido no Tiradentes, eles informatizaram a biblioteca. Já na ‘Francina de Andrade’ realizaram a festa do Dia das Crianças 2019, compraram cadeiras novas para a biblioteca, além de uma coleção nova de livros’.

E você, está fazendo a sua parte? Exemplos assim me encoraja a dar as mãos e fazer junto deles! É preciso mais consciência, mais união, mais ‘mão na massa’. Ver de perto o trabalho desses homens, na pessoa do coronel Gilson, que arregaçam as mangas em prol da nossa casa é de arrepiar. Nossa casa sim, afinal quem mais agradece tudo isso é a mãe Terra! É menos lixo espalhado em terrenos, é menos lixo entupindo bueiros, é menos lixo pra terra digerir, é menos lixo, é menos lixo… Pra isso é preciso, SIM, um pouco de vontade: arrume um cantinho na sua casa, lave as embalagens, selecione os descartes e escolha: SIM, você tem a opção de levar aos pontos de coleta ou solicitar a coleta na sua casa, caso esteja próximo de alguns pontos. Tudo começa pelo 3526-1993, telefone da AAção Reciclagem que continua com o Centro Triagem II, à Rua Santa Casa 839/Penha.

***

A Serelepe é um lindo projeto encabeçado por Naiara Lima Costa à promoção de saúde para infância, onde desenvolve oficinas brincantes, educação para pais e atendimentos terapêuticos. Nessa de colaborar e levar conhecimento, Naiara convidou o Dr. Flávio Henrique de Simoni – psiquiatra da infância e da adolescência, para uma live hoje, às 19h30min, sendo ‘Depressão na infância adolescência’ o assunto do bate papo: ‘Qualquer pessoa vive momentos de tristeza em sua vida, mas em alguns momentos deixa de ser algo passageiro e pode se tornar um adoecimento muito sério e fatal’, declara a especialista em Psicologia da Saúde e em Dependência Química, Educadora Parental em Disciplina Positiva.

***

Ninguém segura ela! Rosiane Alves encarou a mudança da unidade Express do seu salão de beleza e aquela quebradeira de reforma já começou: vem aí um salão mais espaçoso, com uma proposta de trabalho que já é sucesso nos grandes centros como Nova York e São Paulo. Aguardem…

***

Unimed – inesquecível como os bons momentos da vida!

As cooperativas médicas do Sistema Unimed Mineiro, entre elas a Unimed Sudoeste de Minas, investem e trabalham para oferecer diariamente o melhor cuidado em saúde. Estar em primeiro lugar na mente das pessoas por tanto tempo nos motiva a continuar evoluindo e cuidando dos nossos clientes com afinco e dedicação. Fomos premiados em duas categorias: Top do Top – 1º Lugar por ser a mais citada pelos entrevistados, independente da área de atuação e Top of Mind – Excelência – que significa que a marca vencedora obteve mais de 50 das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados no interior do estado, na categoria Plano de Saúde conformando que ‘Cuidar de você é o nosso plano’.

***

Marcílio Leite e Kari completam hoje 9 anos de bem juntinhos – união que trouxe lindos frutos: Davi e Theo.

***

4 dias e já se foram mais de 1000 clicks: é a criançada fazendo a festa no Ensaio Dia das Crianças by Nani Joele. Não deixe o seu baixinho fora dessa, agende já um horário pelo 98879-8468.

***

cor + cor = muita cor: uma das tendências “MAIS” para o Verão 2020/2021, by Photo Boutique!

***

 

Eder Martins e Carmem também escolheram o 24 de setembro como data de sua entrada ao mundo dos sérios, há 37 anos.

Cláudio Souza/ Paula, Arlindo Gomes Ribeiro/Angela e um mesmo 25 de setembro especial, o escolhido como data de seu casamento.

***

Se ligue nessa
oferecimento DUarte – nosso cafezinho delícia de todas as manhãs:

-Não esqueça de buscar o pão quentinho, bolo e quitandas para o café da tarde de hoje, hein? A padaria do Rilda Supermarket está repleta de delícias…