Destaques Geral

Itaú de Minas confirma primeiro caso de coronavírus

8 de Maio de 2020

Foto: Divulgação

Itaú de Minas – Um homem de 36 anos, morador de Itaú de Minas testou positivo para a covid-19, na última terça-feira, 5. De acordo com a secretária de Saúde do município, Alessandra Maria da Fonseca, ele procurou o serviço de saúde no dia 23 de abril, com falta de ar, febre e tosse seca. “Diante dos sintomas, nosso morador ficou em isolamento social, pois se tornou um caso suspeito para o coronavírus”, disse a secretária.

Segundo ela, este caso pode ser considerado importado, pois o rapaz teria ido, a trabalho, para as cidades de São Paulo, Santos, Arcos e para o Estado do Tocantins. “Porém, desde que ele procurou o serviço de saúde e nos contou sobre os sintomas e sobre as viagens, ficou em isolamento social, juntamente com toda a família”, contou Alessandra.

A secretária também disse que o paciente não precisou ficar internado. “Ele assinou um termo de responsabilidade de que ficaria em casa por pelo menos quatorze dias e ficamos monitorando para que, caso os sintomas tivessem alguma evolução, pudéssemos entrar com suporte médico. Graças a Deus tudo correu bem e ninguém precisa ficar preocupado”, afirmou a secretária.

Alessandra contou que só foi possível fazer o teste na terça-feira pois o teste rápido só funciona após o décimo dia de sintomas. “Por isso só obtivemos a resposta na terça-feira, porém ontem, quinta-feira, 7, nosso paciente já pode sair de casa pois termina o isolamento social dele, claro, com todos os cuidados necessários que todas as outras pessoas do nosso município também tem tomado, ressaltou a secretária de saúde.

A secretária mencionou que a secretaria de saúde vai monitorar de perto todos as pessoas que, de alguma forma, tiveram contato com o paciente. “Vamos monitorar e se acharmos que é preciso estender o isolamento dessas pessoas por mais 14 dias, vamos, com certeza, pedir para que o pessoal fique em isolamento domiciliar mais um pouco. Porém, ninguém que esteve com o jovem, até o momento, teve sintoma algum nesses primeiros 14 dias de quarentena”, ressaltou.

A secretária afirmou que a população não precisa ficar preocupada e que a cidade já está tomando todas as medidas necessárias para que o vírus não se espalhe. “Começamos a obrigatoriedade do uso de máscaras na última quarta-feira, 06, aqui em Itaú de Minas e pedimos que nossos moradores continuem mantendo a distância necessária de um metro e meio, continuem a usar álcool em gel se alimentar bem para manter a imunidade mais alta.

Como pudemos observar, nosso morador passou pelo covid-19 e está muito bem. Precisamos nos cuidar. O pessoal do grupo de risco deve continuar em casa, principalmente os idosos”, lembrou Alessandra Fonseca.

Itaú de Minas, até o momento possui 62 notificações para suspeita de covid-19, tem 50 pacientes recuperados, ou seja, que saíram da quarentena, dois casos suspeitos que já foram descartados e um confirmado.

Mayara de Carvalho/Especial