Destaques Geral

Ipiranga começa contratar para safra

14 de junho de 2021

Colheita da cana-de-açucar está prevista para o mês de agosto em Passos

PASSOS – O reflexo da chegada da quarta unidade da Ipiranga Agroindustrial S/A no município, única do grupo sucroalcooleiro em Minas Gerais, é a geração de emprego para a safra 2021 que começa em agosto. Com sede administrativa em Mococa (SP), a empresa completou 100 dias do arrendamento da fábrica de açúcar e terras destinadas ao plantio de cana-de-açúcar. O Grupo Itaiquara Indústria de Alimentos S/A, proprietário da usina, continua com a fábrica de fermento instalada há anos dentro do mesmo parque industrial.

A supervisora de Recursos Humanos do grupo paulista, Alessandra Cristina Freitas, informou que o quadro atual é de 633 colaboradores, sendo destes 220 trabalhadores rurais. Após a safra a previsão é de contratar mais 150 trabalhadores para o plantio da cana-de-açúcar que se inicia em outubro.

“Para esta safra estamos prevendo abrir mais de 164 novos postos de trabalho nas áreas agrícolas, oficina automotiva e indústria”, revelou.

A empresa está fazendo o recrutamento de profissionais para diversas funções, dentre elas mecânicos, motoristas, tratoristas, auxiliares, operador, lavador, analista de laboratório, balanceiro e ajudantes de produção industrial. O endereço eletrônico para o envio de currículos é [email protected] Há extensivas vagas às pessoas com necessidades especiais.


A produção

Para a safra que começa dia 2 de agosto com previsão de término no final de setembro, a empresa irá colher a cana deixada pela Itaiquara.

“Por esta razão, estimamos uma moagem de aproximadamente 280 mil toneladas e o rendimento de 32 mil toneladas de açúcar bruto. Em 2022 vamos colher parte do plantio que foi realizado após o arrendamento e, consequentemente, será bem mais elevada a quantidade de toneladas a ser moída e fabricação da substância doce”, ressaltou a supervisora.

Com a vinda da Ipiranga o engenho está em fase de reforma da indústria para a safra atual, e nesta etapa já concluiu 78% do planejamento de manutenção previsto para esta safra. Será disponibilizada até a colheita da cana uma frota de 20 maquinários especializados exclusivamente para o corte e 36 para carregamento. O transporte entre a lavoura e o engenho será realizado por 20 caminhões canavieiros.

A direção geral da Ipiranga Agro considerou os 100 dias da unidade Passos bastante significativos para o grupo todo.

“Gostaríamos de agradecer aos nossos colaboradores que estão sonhando com a gente, o nosso sonho, além de contribuir direta e arduamente para tornar a usina açucareira produtiva no mesmo patamar das nossas demais unidades em Mococa, Descalvado e Iacanga, todas no interior de São Paulo”, revelou Alessandra.

Distante sete quilômetros do perímetro urbano, o parque industrial fica bem próximo da margem do Rio Grande, na divisa dos municípios de Passos e São João Batista do Glória.