Destaques Dia a Dia

Interessa saber? – Parte 1

8 de junho de 2020

A evolução da tecnologia em todos os ramos da humanidade permitiu que também a comunicação por escrito se desenvolvesse através dos tempos, até chegar aos nossos dias com a facilidade que o computador nos oferece. Desde a invenção das primeiras máquinas para impressão de textos e livros até aos dias de hoje o caminho não foi tão longo, se compararmos com a existência do ser humano na terra desde tempos muito remotos. Um dia, talvez, tenhamos cérebros que se comunicarão telepaticamente de forma natural, sem que precisemos fazer cursos e treinamentos. Manteremos apenas a escrita para registros históricos e outros.

Os almanaques distribuídos em farmácias até algumas dezenas de anos atrás, já são coisas do passado. Mas, nunca deixaram de ser interessantes, ao menos como divertimento, como passatempo. Neles, encontramos uma série de curiosidades, interessantes ou não. Mas, a curiosidade humana sempre foi uma das virtudes do homem. No bom sentido, até que muito saudável, pois foi através dela que o homem evoluiu e continua progredindo. Mas, ela pode ser usada para o mal também, é claro! Todo cuidado é pouco!

Bem, vejamos, então, algumas curiosidades. Mas, fica a critério de cada um o valor delas ou o interesse por elas.

01) Dizem que 40% mais ou menos dos que assistem o Jornal Nacional na TV Globo falam boa noite ao repórter, quando ele termina o programa e diz: boa noite!”. Talvez, hoje o percentual seja menor.

Não sabemos se dizem “boa noite” por simpatizarem com o repórter ou estão “gratos” por se livrarem dele, já que vem uma novela em seguida. Uma daquelas novelas que se você perder um, dois ou até três capítulos, não perdeu nada. São histórias cheias de suspenses e de surpresas que, para muitos, decepcionam no final, pois cada espectador tem a solução que imagina. Mas, tem gosto para tudo, portanto, bom proveito para os aficionados.

02) As escovas de dente de cor azul são mais usadas que as de cor vermelha.” Por que será, hein? Um povo aí adora a cor vermelha, mas, há adeptos de outras cores também!

03) Só se tem conhecimento de um alimento que não fica deteriorado: dizem que é o mel”. O famoso mel das abelhas, por sinal, um delicioso alimento quando você consegue comprar o verdadeiro mel, aquele puro mesmo.

04) As unhas das mãos, aproximadamente, crescem mais ou menos quatro vezes mais rápido que as unhas dos pés.” Significa que temos de cortar as unhas das mãos mais vezes que as unhas dos pés. Elementar, meu caro Watson!?

05) O olho do avestruz é maior que o seu (sic!) cérebro.” Agora, eu não sei se o autor da frase se refere ao cérebro do próprio avestruz ou ao cérebro de quem está lendo a informação. Fiquei na dúvida, mas, fico com a primeira opção, não quero ofender ninguém.

06) O músculo mais potente do corpo humano é a língua.” Vejamos que a língua é importante na ajuda da mastigação, na deglutição, fala e paladar. Saboreamos os alimentos com a ajuda das papilas gustativas localizadas na língua. A língua é um músculo que parece ser bem mole, bem flexível, macio, dobrável. Não é por isso que se manda alguém dobrar a língua quando está exagerando nas palavras? Vejam como é a natureza humana! Podemos nos imaginar sem a língua?

E, no entanto, um músculo que pode causar até uma guerra mundial. Afirmação exagerada, talvez, mas, quantas brigas, desavenças, encrencas causadas simplesmente por não se ter “papas” na língua! Um sério assunto para se pensar!

07) A letra “J” é a única que não aparece na tabela periódica.” Você entende disso, sabe o que é uma tabela periódica e para que serve? Pois bem, então, deve estar por dentro de tal maravilhoso conhecimento.

08) Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se reconhecer diante de um espelho.” Estou falando de animais irracionais. Quanto aos racionais, acredita-se que muitos não se enxergam nem diante de um espelho. Uma pena!

09) Uma girafa consegue limpar suas próprias orelhas (dela) com a língua.” Olha aí a língua novamente. Mas, no caso, tratando-se de um irracional, o uso adequado no seu mundo animal.

10) Dizem que é melhor comer uma maçã que tomar café, para se manter acordado. ” Será? No meu caso, tanto faz, posso tomar café ou comer uma maçã, como já fiz várias vezes, que eu durmo do mesmo jeito. Ao menos, por enquanto. Com o tempo, tudo pode mudar! Continuaremos, é claro!

LUIZ GUILHERME WINTHER DE CASTRO é professor de oratória e de técnica vocal para fala e canto em Carmo do Rio Claro/MG – ex-professor do ensino técnico comercial – formado no Curso Normal Superior pela Unipac.