Cidadania Destaques

Inserção dos cegos na sociedade é o principal objetivo da Reviver

14 de dezembro de 2020

Foto: Portal do Correio

PASSOS – Com o principal intuito de conscientizar a sociedade a respeito das condições de vida impostas pela cegueira e baixa visão, a data de 13 de dezembro foi escolhida para celebrar o Dia Nacional do Cego, uma vez que estas pessoas podem encontrar determinadas dificuldades quando não recebem a assistência adequada.

Há cerca de 12 anos, a Associação dos Deficientes Visuais de Passos, Reviver, enfrenta a luta para garantir o aprendizado e a inserção dos cegos na sociedade e, deste modo, oferece um atendimento gratuito com aulas e oficinas ocupacionais. Sobre o assunto, Alaor Carlos de Oliveira Rodarte, presidente da Reviver, destaca que a instituição da data se caracteriza como um marco na história dos deficientes, já que torna a causa mais visível.

Com a denominação de ‘Dia Nacional’, acredito que cada vez mais pessoas podem ter acesso às informações sobre este universo. Na associação, lutamos por isso todos os dias, especialmente no que se refere à socialização das pessoas que nos procuram, porque os cegos costumam passar muito tempo em casa. Agora as atividades estão suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, no entanto, seguimos o calendário das escolas municipais e em breve tudo deve voltar ao normal”, disse.

Para mais, Rodarte ainda conta como funciona o trabalho desenvolvido pela Reviver, que atualmente conta com cerca de 20 pessoas cadastradas, com idades entre 18 e 70 anos.

Quando começamos, foi difícil encontrar uma sede, mas fizemos uma parceria Lions Clube que nos cedeu um espaço e, até hoje, apoia o projeto. Sem eles, nada disso seria possível. Nossos encontros são semanais, todos os professores são voluntários e oferecemos a alfabetização em braile, sendo que também temos algumas oficinas, tais como leitura e confecção de tapetes com retalhos de panos. Orientamos sobre os direitos do cegos e sempre estamos prontos para recebê-los em nossa unidade”, completou o presidente.

Buscando ampliar o espaço e atender um maior número de pessoas, a Prefeitura Municipal de Passos cedeu um terreno para a Reviver e, de acordo com o planejamento, as obras devem ter início em 2021. Os interessados em participar da associação, seja como voluntário ou como aluno do projeto, devem entrar em contato com o grupo por meio do telefone (35) 9 8859-8637.


Especialista

Esclarecendo sobre as principais causas que levam à cegueira no Brasil, o médico oftalmologista Wesley Menegate Ferreira Faria, graduado pela Universidade do Estado de São Paulo (Usp), explica que existem condições capazes de apresentar maiores riscos, assim como histórico familiar de catarata, glaucoma, diabetes, alta miopia e doenças oculares degenerativas. Sendo assim, ele orienta que pessoas que estão sob maior risco devem realizar acompanhamento médico regular.

A maioria dos casos de cegueira são possivelmente evitáveis e tratáveis, sendo que muitas vezes, na pior das hipóteses, consegue-se ao menos prorrogar a piora da doença e suas complicações, o que permite com que o paciente tenha visão por mais tempo. Evitar a cegueira é se cuidar. Isto é, é necessário consultar um oftalmologista com frequência”, explicou o profissional.