Destaques Geral

Inmet alerta para risco de tempestade na região

Por Talita Souza / Redação

31 de dezembro de 2020

Em 2020 as chuvas chegaram a 206,88 mm durante o mês de janeiro em passos. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde da última terça-feira, 29, um alerta de perigo potencial de tempestade em Minas Gerais nos próximos dias, podendo atingir 389 cidades em todo o estado nos próximos dias. Na região do Sudoeste mineiro, 26 municípios estão em alerta.


Você também pode gostar de:

SRS Passos alerta para risco de falta de soro antirrábico

A previsão é de que ocorra chuva de 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia com ventos intensos, de até 60km/h, e possibilidade de queda de granizo. Há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

De acordo com Anete Fernandes, meteorologista do Inmet, de Belo Horizonte, essas chuvas fortes ocorrem devido ao calor intenso durante o dia.

Na realidade, nós colocamos um alerta de tempestade porque tem muita umidade disponível, com o aquecimento diurno a chance de tempestade é muito grande. Em determinadas localidades, pode ocorrer chuva de granizo e ventos fortes”, diz.

Ainda de acordo com Anete, essas chuvas são comuns nessa época do ano.

É comum nessa época do ano, são as típicas pancadas de verão. Na sexta-feira, a tendência é que já amanheça nublado a qualquer hora. O ano termina com chances de pancadas e trovoadas a tarde. A previsão é de que essas pancadas de chuva devem persistir no sábado e começar a melhorar no domingo”, afirmou.

Devido ao clima instável, é possível que ocorram trombas d’água nas cachoeiras e rios da região. A meteorologista explica que “tem que ficar atento, o problema da pancada de chuvas é que não ocorre em toda a localidade, podendo ser mais forte em um local do que em outro”. Ela ainda afirma que se uma pancada de chuva mais forte “ocorre na cabeceira de um rio, essa água pode chegar no rio” e aumentar o fluxo da correnteza.

Confira aqui a lista de cidades que estão em alerta potencial de tempestade