Destaques Geral

Incêndio atinge estádio Starling Soares

Por Ézio Santos / Especial

11 de setembro de 2020

Na terça e quarta-feira, uma vasta área de terra formada por árvores, vegetações rasteiras e altas foi queimada em São José da Barra. / Foto: Divulgação

PASSOS – Na noite de terça-feira, 8, ocorreu um incêndio no estádio municipal Geraldo Starling Soares, localizado no bairro Belo Horizonte, em Passos. As chamas, no entanto, atingiram apenas a vegetação seca atrás das arquibancadas construídas na lateral da rua dos Piantinos, e não houve registro de vítimas.

A guarnição do Corpo de Bombeiro Militar da 2ª Companhia de Passos compareceu ao local. Coube ao grupo de soldados usar uma escada para escalar o muro e utilizar um mangotinho para extinguir o fogo – foram necessários cerca de 500 litros de água. De acordo com um dos bombeiros que participou da ocorrência, as causas do incêndio são desconhecidas. Não está descartada a hipótese de alguém ter, propositadamente, ateado fogo na vegetação.

Moradores do entorno reclamam que, através do portão principal do estádio, na praça Francisco Sales, usuários de drogas e pessoas em situação de rua entram facilmente no local. No dia 21 de novembro, começa o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão e o Clube Esportivo Passense de Futebol e Cultura vai mandar suas partidas no Starling Soares.

Na Barra

A empresa Furnas informou que, na quinta-feira, 10, apareceram novos focos de incêndio na Vila Residencial da Usina Hidrelétrica, mas foram controlados pela Brigada de Incêndio. Na terça e quarta-feira, uma vasta área de terra formada por árvores, vegetações rasteiras e altas foi queimada em São José da Barra.

Na ocasião, participaram do combate às chamas 14 brigadistas treinados por Furnas, dois soldados do Corpo de Bombeiros de Passos, agentes da Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil, funcionários da prefeitura de São José da Barra e dezenas de moradores voluntários. Não houve registro de vítimas, apenas danos materiais causados pelas chamas, que atingiram locais de difícil acesso. A vegetação da serra do VHS, onde fica o ponto turístico Mirante 360 graus, foi destruída. Algumas lavouras de cana-de-açúcar também foram consumidas pelo fogo.

Furnas realiza regularmente campanhas junto à população para prevenção de queimadas, visando conscientizar a todos do risco para reduzir as ocorrências, que são prejudiciais ao sistema elétrico, ao meio ambiente e, também, à saúde das pessoas