Destaques Geral

Igrejas realizam missas online e fazem cortejos de Corpus Christi

5 de junho de 2021

Paróquias focam campanhas beneficentes no Dia de Corpus Christi

PASSOS – Em razão das restrições impostas pelo combate à disseminação da covid-19, as celebrações religiosas de Corpus Christi nas paróquias de Passos foram limitadas a missas online e cortejos sem a participação de fiéis. Em três paróquias, após a bênção do Santíssimo, foram realizados cortejos pelas das comunidades com o objetivo de angariar alimentos e agasalhos.

Na paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, no centro da cidade, foram celebradas duas missas e bênçãos do Santíssimo, seguidas de cortejos em um carro andor.

“De manhã, seria na capela São Francisco, mas houve problemas no sinal, então, como ocorreu à tarde, foi transferida para igreja matriz. Eu fui levando o ostensório, e o carro de som logo atrás”, explicou o pároco Sandro Henrique de Almeida Santos.

Ele ainda contou que foi solicitado aos paroquianos, durante o trajeto, a doação de qualquer quantia em dinheiro exclusivo para ajudar nas obras de construção da igreja Nossa Senhora do Carmo, alimentos, roupas em geral.

“Em razão do colapso em nossa cidade por causa da pandemia, respeitando o decreto municipal, temos de valorizar a vida que está acima de qualquer circunstância. Respeitamos as regras de contágio do vírus, e aproveitamos para realizar as campanhas simultaneamente”, frisou.

O mesmo ritual ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Canjeranus, porém as celebrações eucarísticas foram realizadas às 6h e 14h com bênçãos do Santíssimo. Após a do período vespertino, o pároco Darci Donizetti da Silva, participou de um passeio veicular, por duas horas e meia, levando a custódia com a hóstia consagrada no seu interior, por 31 vias públicas do bairro e adjacentes.

“Sem o acompanhamento de veículos particulares, e seguindo os protocolos sanitários anticovid, aproveitamos e fomos arrecadando mantimentos e agasalhos. As missas foram transmitidas via internet e foram mais 1.400 visualizações”, completou.

De acordo com o pároco, em 2020 a campanha ocorreu de forma diferente. Os voluntários da paróquia foram passando nas residências e recolhendo as doações.

“Agradeço a todos que contribuíram. A paróquia, através da conferência vicentina, fornece 80 cestas básicas por mês às famílias carentes da comunidade e de outros bairros. Foi ótimo o dia 3, porque cumprimos o nosso dever de cristão, mesmo com toda a dificuldade causada pela pandemia, e aproveitamos para continuarmos sempre em orações pelos doentes e seus familiares”, salientou Darci.

Mesmo com a crise epidemiológica, a tradição dos tapetes coloridos colocados, pintados ou construídos nas ruas não foi esquecido. A pedido do padre, alguns voluntários e funcionários da paróquia enfeitaram o corredor principal da igreja matriz por onde o religioso passou com o Santíssimo durantes as missas, na saída e chegada do cortejo.

Uma missa pela manhã, com bênção do Santíssimo, celebrada e concelebrada pelo vigário Victor Aparecido, e padre Gentil Lopes de Campos Júnior, respectivamente, ocorreu na paróquia São Benedito. Também teve o passeio religioso no bairro e a custódia com a hóstia consagrada levada no carro-andor, além da campanha de alimentos. Na paróquia São Judas Tadeu houve apenas o séquito pelas principais ruas do Jardim Aclimação.

Os padres da Congregação Rogacionista no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos promoveram apenas duas missas, uma de manhã e outra à tarde, com bênção e adoração do Santíssimo Sacramento. Na Igreja Nossa Senhora das Graças foi celebrada somente uma matinal.