Destaques Geral

Igrejas e templos usam mídias digitais para transmitir celebrações

30 de março de 2020

PASSOS — Em meio à pandemia de covid-19, onde os principais órgãos de saúde mundiais e nacionais recomendam o distanciamento social como uma das ações fundamentais para diminuir os índices de contágio da doença, as igrejas passenses têm encontrado na internet um caminho para manterem-se ativas e darem continuidade às suas celebrações.
No caso das instituições católicas, conforme o pároco da Paróquia Bom Jesus dos Passos, padre Sandro Henrique, em consenso, os demais padres do município concordam que, neste momento, é importante que as igrejas permaneçam sem celebrações.
Sendo assim, de modo amplo, as casas de Deus apostam, cada vez mais, em alternativas virtuais. A exemplo, no caso da Matriz Bom Jesus dos Passos, ontem, transmissões ao vivo, por meio de redes sociais, atingiram mais de 500 visualizações e 120 comentários. Um dia antes, o número de pessoas que acompanharam as passagens ultrapassou a marca de 2,5 mil fiéis.
No domingo, 29, a Paróquia de São Benedito deve transmitir sua missa, às 16h. Neste caso, serão utilizadas as redes sociais, bem como os canais de tvs virtuais e a rádio religiosa.
Diante do atual cenário, ainda foi ressaltado que, na sexta-feira, 27, foi possível obter a chamada “Indulgência Plenária”, que por sua vez, redime totalmente a pena que alguém cumpriria no purgatório.
Para obter a indulgencia, válida nos casos de doentes de covid-19, de pessoas em quarentena e de profissionais da saúde e seus familiares, foi necessário recitar o Credo, o Pai-Nosso e uma oração à Maria. Em todo o Brasil, a ação ocorreu às 14h, quando foi disponibilizada, em diferentes canais, a transmissão ao vivo da missa do Papa, o responsável por conceder a mesma.
Do modo semelhante, os cultos em igrejas evangélicas continuam de forma online. Segundo informações da Igreja Presbiteriana de Passos, apesar de não haver transmissões ao vivo, gravações são publicadas diariamente.
“Estamos fazendo posts diários de vídeos devocionais, mensagens pastorais, escritas e frases de reflexões. Nas quartas-feiras, às 19h, postamos um estudo bíblico, enquanto que, aos domingos, as 9h, divulgamos mensagens para as crianças e as 19h sermões”.
Todas as atividades são publicadas no Instagram, no Youtube e nos grupos de WhatsApp. A instituição religiosa ainda tem prestado assistência para todos os membros, seja por meio de ligações ou mensagens via aplicativo.
Ontem, na Igreja Batista Lagoinha, houve transmissão ao vivo às 19h30. Os canais utilizados foram o Facebook e o Instagram. A instituição pretende transmitir suas mensagens pelo Youtube, porém, aguarda chegar à marca de 1.000 inscritos no site. De maneira semelhante, a Sara Nossa Terra também tem identificado, nas redes virtuais, um modo de compartilhar suas mensagens. Neste caso, o principal meio utilizado é o Instagram e o Youtube.