Destaques Geral

IFSULDEMINAS e Sebrae criam programa para empreender na pandemia

14 de agosto de 2020

Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), em parceria com o Sebrae e apoio do Banco do Brasil, lançou o Programa Mais Empreendedor. A proposta é oferecer consultoria gratuita a empreendedores sul-mineiros que tenham sofrido perdas por conta da crise gerada pela pandemia da covid-19.

Ontem, 13 aconteceu a primeira palestra. Por meio de edital, serão selecionadas até 33 equipes dos 8 campi do instituto federal, de todas as áreas do conhecimento que, assessoradas pelo Sebrae, darão apoio a empreendedores, formais ou informais, e a pessoas que tiveram suas rendas afetadas pela pandemia.

As equipes serão compostas por dois coordenadores, que poderão ser servidores efetivos ou docentes (substitutos ou efetivos) e até seis alunos, que poderão receber bolsa-auxílio de R$250 por mês. Cada equipe dará consultoria entre dois e quatro empreendedores no período de setembro a dezembro de 2020.

Até 20 de agosto, serão realizadas três palestras virtuais pelo Sebrae. A programação é gratuita. Qualquer pessoa pode participar, seja empreendedor de qualquer ramo de atividade, interessado em conhecer a ação ou, ainda, estudantes e servidores do IF Sul de Minas que pretendam compor equipes e concorrer ao edital, que será publicado em breve.

A primeira palestra ministrada pelo Sebrae foi transmitida, ontem, por meio da plataforma Microsoft Teams. As outras duas acontecem nos dias 18 e 20 de agosto. A participação nas lives não garante a assessoria do empreendedor por parte das equipes do programa, mas traz a possibilidade do mesmo ser selecionado, cujas consultorias se estenderão durante quatro meses. Os interessados devem se inscrever nas lives preenchendo um formulário disponível no site do instituto.