Destaques Esporte

Idealizador do IPPCMG é o novo Presidente do Conselho de Esportes

9 de março de 2021

O principal objetivo do Conselho Municipal é contribuir com as políticas públicas de Capitólio. / Foto: Divulgação

CAPITÓLIO – Pela primeira vez, a comunidade esportiva capitolina poderá participar diretamente das decisões sobre as políticas públicas para o esporte em Capitólio. Foi nomeado o novo Conselho Municipal de Esportes de Capitólio, de acordo com a Lei 1.843/2017, elaborada pelo Poder Executivo e sancionado pelo prefeito Cristiano Geraldo da Silva através do Decreto Nº 56 de 28 de Janeiro de 2021. Em virtude do isolamento social decretado pelo Governo do Estado de Minas Gerais o ato de posse ocorreu de forma virtual.

Após o ato, aconteceu a eleição dos membros que farão parte da Mesa Diretora, são eles: Uilian dos Anjos Oliveira Gonzáles, figura pública e política de Capitólio, idealizador do Instituto Paraolímpico de Para-canoagem e Canoagem de Minas Gerais (IPPCMG), onde assina como Presidente do Conselho Municipal de Esportes de Capitólio por unanimidade, o mandato será para o biênio 2021-2022. Vice Presidente Gustavo Pereira do Bonfim, 1ª Secretária Valéria Soares e Silva, 2ª Secretária Michele Cristina Marques Silva.

O Conselho Municipal de Esportes conta com representantes do Poder Público, com a participação da sociedade civil do município por meio de representantes do Olímpico Clube, do Clube Escarpas, da Associação Comercial Industrial e Agropecuária (ACIAC), das Escolas Estaduais Modesto Antônio de Oliveira e Coronel Lourenço Belo, pelas Organizações de esportes individuais, IPPCMG, além de representantes da APAE e da Melhor Idade.

O setor público se fará presente com a Divisão de Esportes e Lazer, Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e Câmara Municipal. O conselho irá promover reuniões mensais, atuando no cumprimento de metas das políticas públicas atribuídas ao setor de Esportes. O Conselho Municipal de Esporte é um canal efetivo e plural de participação popular.

O principal objetivo do Conselho Municipal é contribuir com as políticas públicas de Capitólio voltadas para os Direitos da Criança e do Adolescente. Vamos minimizar os problemas sociais enfrentados pela população que não é assistida em sua plenitude pelo poder Público no que tange os Esportes. Acredito que há muito que fazer quando vemos o modo que se investe o recurso público no esporte. Não podemos focar em resultados competitivos, quando na verdade, os índices que deveriam realmente importar são a redução de desigualdade, o número de pessoas que tem acesso aos locais da prática esportiva e o fundamental, o resultado social e a saúde da população. E agora com a responsabilidade de presidir a mesa diretora do Conselho Municipal de Esporte, junto aos conselhos, daremos continuidade as importantes conquistas dos esportes. Temos o dever de elaborar, propor, fiscalizar e colaborar para com a política pública de esportes de Capitólio”, disse o Presidente do Conselho de Esportes, Uilian Gonzáles.


Cuca no Galo

Ainda com Lucas Gonçalves como técnico interino, o Atlético goleou o Uberlândia pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. A noite que teve a estreia do atacante Hulk com camisa alvinegra, deve ter sido a última sem Cuca no comando. A assessoria do Galo informou na noite deste domingo que o treinador deve ser apresentado hoje, 9.

O técnico Cuca foi anunciado pelo Atlético na sexta-feira (5) e comandará o time pelos próximos dois anos. Cuca foi campeão da Libertadores em 2013 pelo Galo, além do vice-campeonato Brasileiro em 2012 e os títulos Mineiros de 2012 e 2013. O último trabalho de Cuca foi no Santos, onde conquistou o vice na Libertadores 2020.