Cidadania Destaques

HRC promove ações de conscientização

26 de outubro de 2020

Desde 2010, já foram realizados 1.637 tratamentos contra a doença. / Foto: Arquivo FM

PASSOS – Mais de 1,3 mil pessoas estão passando por tratamentos oncológicos no Hospital Regional do Câncer (HRC) em razão do câncer de mama. De acordo com as informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), por ano, a cada 100 mil mulheres mineiras, 60 são diagnosticadas com a doença. No Brasil, o índice ultrapassa a marca dos 65 mil novos casos. Para destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a campanha “Outubro Rosa” se tornou popular em todo o mundo e, em Passos, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, diversas ações marcam a edição de 2020.

Buscando conter a disseminação do novo coronavírus, mas sem deixar de abordar temas relacionados à doença, o HRC tem promovido diversas transmissões ao vivo pela internet, com profissionais especializados na área. A instituição publica material educativo nas redes sociais e decorou as dependências do hospital com laços simbólicos na cor rosa. Para a passense Maria Angélica de Andrade, de 50 anos, as atividades desenvolvidas pelo hospital são essenciais e necessitam do apoio da comunidade.

“Estou em tratamento há um ano e, desde o início, o HRC me ofereceu tudo o que é necessário. Para mim, o atendimento é nota dez. Nessa situação, tudo o que acontece é muito marcante, mas a forma em que somos tratadas certamente se destaca. O que tenho a dizer é que todas mulheres devem procurar ajuda o quanto antes, porque isso aumenta as chances de cura”, destacou.