Destaques Jornal Gente

Hoje é dia de #TBT

Por Maíra Piassi

1 de outubro de 2020

Saudade de liberdade, ar puro e aquele desfrutar na natureza? Eu também…

No #tbt de hoje trago essa reflexão de Lilian Figueiredo Custódio, bem mais conhecida como a Fada Lilly que, nas redes sociais, descreveu direitinho, pelo menos pra mim, o que estamos sentimos:

“Eu só quero RESPIRAR: será que dá? Quantas máscaras mais teremos que usar? Neste ano, ainda não consegui respirar direito. Ando me sentindo sufocada e asfixiada. Algo que foi nos dado gratuitamente, mas estamos tendo uma dificuldade enooorme para encontrar ‘ar de qualidade’ que possa ser inalado: ora é um vírus que nos ameaça, ora são seres inconsequentes, irresponsáveis, criminosos e cruéis, que ateiam fogo por todo lado…

Não dou conta de ver a situação do Pantanal. Em Passos (MG), na cidade onde resido, o ar está irrespirável, há dias tem focos de incêndio para todo lado. A umidade relativa do ar piorou muito… Andar de bike, caminhar? Já não dá mais, respirar de que jeito? É tosse, falta de ar, garganta que arde, nariz que coça até ferir e sangrar, olhos vermelhos que não param de lacrimejar… Quando colocam fogo na ‘Matinha’ – uma reserva que fica a menos de 600 metros da Santa Casa de Misericórdia da cidade, a fumaça invade o hospital. E imagine só: como é que fica quem está lá internado, lutando pela vida?

Mas o que me tira o sono de verdade é pensar no desespero dos animais correndo das chamas, depois são encontrados queimados, feridos e mortos; árvores ardendo, troncos em brasa com folhas ainda verdes nos galhos. Isso me tira do sério: aqui não é a fada sensata que fala, é a fada brava; cansada de ver humanos irracionais tentando destruir essa casa, que também é minha, é sua, é nossa”.

A busca pelo ar puro é também a ânsia do sair de casa, frequentar locais públicos naquela de aproveitar a vida, mas afinal, será mesmo que esse aproveitar a vida, nesse momento, vale a pena? Vale a pena colocar em risco a saúde e vida de quem você ama? A Covid-19 não é brincadeira, entendo que todo mundo está cansado do ‘fique em casa’, eu também… mesmo assim é preciso mais um pouco de consciência. Só quem viveu a angústia de ter alguém próximo contaminado pelo ‘Corona’, pode dizer o que é viver dias de angústia e medo; alguns passam ilesos, outro vencem, mas muitos não. E aí, você está fazendo a sua parte?

***

Hebert Mendonça/Andreína, Edvandro Melo/Evelyn são casais com aniversário de casamento na agenda deste 1º de outubro que antecede mais um ano de aliança na mão esquerda de Renan Reis Rodrigues e Laila.

***

Rafael Lima e Brenda escolheram a ‘Capelinha da Penha’ para o batizado da Bella – princesa apadrinhada por Breno Maia/Fernanda, Belisa Maia e Miguel Vale.

***

Irmãos que ‘engravidam’ juntos, temos aqui! Ivan Freire/Mariana e Camila/André Goulart encomendaram Arthur e Luísa, programados para nascer, respectivamente em outubro e novembro.

***

Ele apostou e ganhou: Conrado Oliveira Pádua Andrade acreditou no turismo ecológico, hoje uma realidade de sucesso na região! Sua Compadres Turismo é referência aos turistas e viajantes que almejam conhecer e desfrutar nossas belezas e para informar melhor sobre esse turismo, Conrado instalou um painel num ponto comercial à MG050 – uma das principais paradas de quem vem do estado de São Paulo, naquela de ‘Seguimos em frente na busca por um turismo de qualidade e sustentável!’.

***

Cada registro vale a pena e esse do Ensaio Dia das Crianças, by Nani Joele, está demais!!!. Não deixe o seu baixinho fora dessa, agende já um horário pelo 98879-8468.

***

Rilda Ponssancini lançou uma Campanha Solidária no seu Rilda Supermarket e eu quero saber: você já participou? Sabe a moedinha do seu troco? Então… ela pode ajudar uma instituição e ainda valer um cupom pra você concorrer a uma joia no valor de R$3000,00.

Renan Lemos e Laís estão ‘nos finalmente’ da nova casa da Dona Gulla – pizzaria que já já estará na Dr. Carvalho!

Raissa Melo Soares Maia – a primogênita de Breno/Elaine é aniversariante 1 desta quinta feira que amanhece cantando parabéns também para Marilda Costa, Suyane Elissa Zaparoli e Sheila Juliana Cunha.

Icléia Kallas Piantino espera só pela meia noite para ouvir o coro do ‘… muitos anos de vida!’ 2 de outubro também de festa para Jéssica Conte, Uliana Barbosa Torres, Luana Moraes.