Destaques Dia a Dia

História de uma luz

POR KAREN OLIVEIRA FARIA

23 de outubro de 2020

Meu bisavô me contou essa lenda há muito, quando eu ainda era criança… Segundo ele, antigamente não possuía condições financeiras para comprar um carro e nenhum outro meio de transporte. Por esse motivo, andava a pé. Sempre que precisa ir à cidade fazer compras, ia e voltava a pé para sua casa que ficava na roça. Dizia que a mãe sempre pedia para tomar cuidado com as luzes misteriosas do caminho. Ele tinha muita curiosidade para saber do que ela estava falando…

Certo dia, em uma das idas à cidade de São Roque para comprar alimentos e outras necessidades, ele se distraiu e demorou mais que o costume. Era já noite escura e sem lua, quando caminhava de volta para casa. Começou a sentir medo ao sentir a friagem do vento nas costas e ao ouvir apenas o ruído dos seus passos na poeira da estrada.

Assustado, meu bisavô avistou um clarão muito intenso e imaginou ser os faróis de um carro. No mesmo instante, se lembrou que aquele caminho só era usado por carros de bois e cavaleiros. Meio trêmulo, olhou para trás torcendo para ser um conhecido usando uma lanterna. Criou coragem e perguntou:

— Quem está aí?

Para seu desespero, ninguém respondeu. Então ele apertou o passo, mas aquela estranha luz o seguia de bem perto, na mesma velocidade dos seus passos. Se corria, ela também se apressava; parado, o clarão não se movia…

Sentindo muito medo, percorreu o restante do caminho iluminado, mesmo sem lua no céu. Murmurando as orações que sabia, chegou em casa, abriu a porta e olhou para trás: a estranha luz havia desaparecido sem deixar vestígios. Dessa forma, ele passou a vida toda sem satisfazer a própria curiosidade. Desejou sempre saber se aquela luz queria apenas guiá-lo através da escuridão, se talvez seria alguém o perseguindo ou se poderiam ser espíritos do bem ou do mal.

E você, leitor? Quer saber se existe ou não, a Luz Misteriosa?

Esta e outras 100 histórias regionais estão reunidas em um livro organizado por Maria Mineira. São textos de seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, ano de 2018. Com o apoio da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas foi lançado em 2019: “ Letras da Canastra- Cooperativa Educacional Escrevendo História”. Para adquirir um exemplar entre em contato pelo e-mail: [email protected] yahoo.com.br