Destaques Literatura

História de Cássia séra lançada em livro

24 de dezembro de 2020

O jornalista e escritor Rogério Barros Pinto. / Foto: Divulgação

Em comemoração aos 130 anos da emancipação política de Cássia, o jornalista e historiador Rogério Barros Pinto vai lançar o livro “Olhar da Saudade: Memórias de Santa Rita de Cássia”, no sábado, 26. O lançamento será no coreto da praça Barão de Cambuí, a partir das 18h.

Foto: Divulgação

Cássia, que se chamava Santa Rita de Cássia, pertencia ao município de Passos e conquistou sua autonomia política em 26 de fevereiro de 1890. Por causa da pandemia do coronavírus, a cidade não teve comemoração do aniversário de 130 anos.

O lançamento do livro seria na Casa da Cultura durante os festejos de Santa Rita de Cássia, em maio, mas foi adiado por causa da pandemia. Agora, optou-se pelo lançamento na praça ao ar livre para evitar aglomeração em local fechado. Haverá distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilidade de álcool gel.

A obra conta a história de Cássia desde a descoberta da região, em meados do século XVIII, até a inauguração da Usina Hidrelétrica de Peixoto, em 1957. O livro é resultado de anos de pesquisa no acervo de “A Vanguarda” (jornal centenário de Cássia), em outros periódicos antigos, livros, mapas, documentos e no Museu de Dr. Raul, histórico médico da cidade que é avô de Rogério e foi pioneiro nos estudos sobre o passado de Cássia.

O livro é uma contribuição para debatermos mais a história local. É importante valorizarmos nossas raízes e nossa identidade. A história local tem muito a nos ensinar. Conhecer melhor o passado ajuda a planejar melhor o nosso futuro”, disse Rogério, que é membro da Academia Cassiense de Letras.

Além dos capítulos abordando a história de Cássia, “Olhar da Saudade” tem uma galeria com cerca de 40 fotografias antigas do acervo do Museu Dr. Raul. O livro também apresenta pequenas biografias de mais de 30 homens e mulheres que contribuíram para o progresso da cidade e da região. Barão de Passos, Barão de Cambuí, Thomé Machado de Azevedo, Anna Alexandrina, Coronel Rogério Rodrigues Pinto, Astolpho de Oliveira Filho, Dr. Luciano de Mello Baptista, Paulo Gama e Dona Nenê Pinto são alguns dos personagens retratados. O livro tem 252 páginas e custa R$ 40. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cássia e da Academia Cassiense de Letras.


O autor

Rogério Barros Pinto é jornalista e historiador. Filho de Dr. Rogério e Cristina, nasceu em Cássia em 24 de setembro de 1985. Estudou na Fama até 2003, quando se mudou para os Estados Unidos para representar o Rotary Club de Cássia no intercâmbio em Waverly, em Nova York. De volta ao Brasil, fez faculdade de jornalismo na PUC de São Paulo. Na capital paulista, trabalhou mais de 12 anos nas redações do Portal Terra, Revista Brasil-Alemanha e Jornal Destak. Atualmente, se dedica à carreira acadêmica.

Rogério cursa mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, com um estudo sobre comunidades caipiras de Cássia e de Rio Negro (MS). Membro da Academia Cassiense de Letras, é colaborador do jornal “A Vanguarda”. Rogério é casado com Juliana Pellegrino Vieira e pai da Luísa.