Destaques Geral

Helena e Heitor lideram os nomes de crianças nascidas em Passos em 2020

7 de janeiro de 2021

Moisés Washington Santos Silva e Laís Isabelle Dias Silva, pais de Heitor Miguel Dias Santos e de Lívia, de 4 anos. / Foto: Divulgação

PASSOS – Passos seguiu a tendência nacional para registro de nomes, tanto para meninos quanto para meninas. No topo da lista para as princesas figura Helena, que há 3 anos consecutivo lidera o ranking, e, para os garotos o maior número de registro foi Heitor, que está em terceiro colocado na lista nacional. Dos 441 nascidos na cidade, 32 receberam o nome de Helenas e 24 de Heitor.

Helena tem, normalmente, a preferência dos pais por remeter às heroínas. De acordo com a mitologia grega, ela era a princesa de Esparta, mas foi raptada por Páris, o que resultou na Guerra de Troia. Com o desfecho da história, a sua figura ficou conhecida como símbolo da beleza transcendental. Este nome, para os autores de novelas, sempre está entre as protagonistas. A variação Maria Helena está em sexto lugar em Passos.

Essa tendência às figuras femininas fortes fez com que o ranking se movimentasse e outros nomes na mesma linha surgissem, como é o caso de Alice, segundo colocado em Passos. Confira a lista completa enviada pela assessoria de comunicação da Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) nesta página. Letícia Torres Ferreira Gomes, mãe em tempo integral e o empresário Alan Silva Gomes são os felizes pais de Helena Ferreira Gomes, que às 22h40 do dia 6 de fevereiro de 2020 mudou a vida do casal, trazendo um amor incondicional.

Com 3.080 kg, Helena nasceu na Santa Casa de Misericórdia de Passos e teve o nome escolhido por ter sido o que mais encantou o casal. “É um nome forte e ao mesmo tempo delicado. E li sobre o significado e personalidade que diz ‘reluzente, uma pessoa iluminada, generosa, carismática e amorosa. Daí foi a certeza que seria esse nome”, contou a mãe de Helena.

Heitor, nome que, de acordo com a mitologia grega, é o filho de Príamo e de Hécuba, e é considerado o mais valente entre os troianos. E, por esta valentia, se firmou em 2020 como o nome mais cotado em Passos para os meninos. A gestora comercial, Karen Virginia Silva e o engenheiro, Denner Dias Ribeiro são os pais do pequeno Heitor Silva Dias Ribeiro, que nasceu no dia 20 de julho de 2020, em Passos. O parto cesáreo foi realizado no Hospital Unimed e o nome foi escolhido pelo pai por ser um nome forte e por seu significado de ser aquele que guarda, que tem coragem e liderança natural que preserva e alcança. Heitor nasceu com 2,925 kg e medindo 48,5 cm.

Outro casal que escolheu como nome de Heitor para o filho é o repositor de hortifrute Moisés Washington Santos Silva e da servente de limpeza, Laís Isabelle Dias Silva, pais de Heitor Miguel Dias Santos, que nasceu no dia 15 de novembro, de parto normal, na Santa Casa de Passos, pesando 2.520 e medindo 56 centímetros.

Desde a primeira gravidez o nosso nome escolhido era Heitor, porém, tivemos uma menina, que demos o nome de Lívia, de 4 anos. Agora, no segundo filho, eu queria Miguel e minha esposa queria Heitor, por isso demos o nome composto de Heitor Miguel”, explicou o pai.

A doméstica Edvania Tavares de Lima e o pedreiro Maurício Francisco de Oliveira, são os pais de Heitor Lima de Oliveira. Ele nasceu no dia 9 de dezembro, de parto normal, na Santa Casa de Passos, pesando 3.170 quilos e medindo 46,5 centímetros. O nome foi escolhido pelo pai da criança.


Confira os nomes mais escolhidos pelos passenses em 2020 – CLIQUE AQUI!