Destaques Geral Opinião

Hackers invadem página da Prefeitura de Passos

22 de abril de 2020

Passos – Hackers invadiram o site da Prefeitura de Passos, na noite do último domingo, 19, e mudaram a imagem da página inicial. Quem precisava entrar no www.passos.mg.gov.br conseguia ver apenas uma foto de palhaços segurando armas com uma frase, em inglês, que dizia: “Shawty Boy Paranain Attacker” (pequenino atacante paranaense). O hacker também escreveu que teria feito a invasão só para “matar saudades”. Além da foto postada, ele deixou o Twitter e uma frase, também em inglês, que dizia “Você tem um rival Ademir?” (Got pwed Ademir). O hacker, que parecia levar tudo no bom humor, da maneira como deixou a mensagem, finalizou com cumprimentos e até mesmo assinatura.

Ulisses Araújo, secretário de Planejamento do município, esclareceu à equipe da Folha da Manhã que a equipe de Tecnologia da Informação (T.I.) do Executivo já está trabalhando para resolver o problema causado pela invasão. “Nossos analistas, realmente, constataram que o site havia sido invadido e, diante do ocorrido, tiraram a página do ar o mais rápido possível”, contou o secretário.

Araújo esclareceu que todo conteúdo voltará ao ar o quanto antes. “Nossa equipe de T.I. já está trabalhando na página e vai continuar, a partir de quarta-feira, 22, com os trabalhos, assim tudo vai funcionar normalmente”, explicou. Sobre roubo de informações, o secretário disse que não há o que temer. “Nosso banco de dados tem back up separado. O sistema não foi atingido. Ninguém precisa ficar preocupado com acesso aos dados dos munícipes. Nenhuma informação foi alterada ou hackeada. Dado algum da população, ou até mesmo números da página, foram alterados ou atingidos. Mudaram a página inicial, apenas isso, então podemos ficar um pouco mais tranquilos”, disse.

Ulisses explicou também que, por situações como está, o Executivo quer fazer melhoras na rede de Tecnologia da Informação da prefeitura. Porém, para que mudanças sejam realizadas é preciso que um empréstimo seja feito, junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, (Finisa). “Foi a invasão de um site público. Ficamos um pouco preocupados, com toda certeza, e, esse é um dos motivos pelo qual o Executivo tem buscado um empréstimo de R$540 mil para melhorar a segurança da página. O pedido já passou pela Câmara municipal e foi aprovado no final do ano passado. Enviamos o pedido para a Secretaria do Tesouro Nacional, (STN), a documentação com a lei que aprovou o empréstimo, e estamos aguardando. Queremos fazer a modernização do nosso parque de T.I.. Isso inclui o desenvolvimento de um site mais moderno, com mais acessos. Nosso site já é um pouco antigo. Mas com esse financiamento, acreditamos que vamos conseguir melhorar bastante nossa página.

O secretário finalizou dizendo que não se sabe de onde a invasão veio. “Estamos estudando sobre o caso e isso demora um tempo, não é do dia para a noite. Nosso site não é vulnerável, que fique bem claro. Contudo, como vários outros sites por aí, existe sim um percentual, mesmo que mínimo, de ser invadido e pode acontecer com qualquer página. Estamos em contato com a Polícia Civil e vamos pedir que uma investigação seja feita”, ressaltou o secretário.