Destaques Quinta Coluna

Habemus praeses senatus

Por Cesar Tadeu

3 de fevereiro de 2021

Em Brasília, 19h…” Na verdade, 19h57m, quando foi oficialmente anunciado e confir-mado que senador Rodrigo Pacheco é o novo presidente do Senado. Ele comandará o Congresso pelos próximos dois anos, até fevereiro de 2023.
Eleito com 57 votos (olha a dezena novamente aí, gente!), 16 a mais que os 41 necessários, Rodrigo Pacheco teve como concorrente a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que obteve 21 votos.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Pacheco refor-çou o que havia falado no seu discurso como candidato, onde defendeu a “pacificação das relações políticas e institucionais”.

***

“Senhoras Senadoras, Senhores Senadores, Povo brasileiro…” Do gabinete do Senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), assim também falou o Presidente eleito do Senado da República, em pronunciamento de 15 laudas, lidas logo após seu nome ter sido proclamado pelo então e ainda presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Destacou, de saída, a necessidade urgente de “caminhar em busca do que realmente precisamos neste momento”, “criar uma sociedade justa e livre, desprovida de preconceitos e discriminações de quaisquer naturezas; atuar com vistas no trinômio: saúde pública – crescimento econômico – desenvolvimento social, com o objetivo de preservar vidas humanas, socorrer os mais vulneráveis e gerar emprego e renda aos bra-sileiros. Urge livrar o Brasil dessa avassaladora e trágica pandemia, que já vitimou mais de 225 mil irmãos brasileiros” …“E um agradecimento penhorado a todos os profissionais de saúde e ao SUS.”… “submeter ao crivo do parlamento as reformas e as proposições necessárias e im-prescindíveis para o desenvolvimento do País”, disse o novo presidente eleito do Senado.

***

Também disse “gostaria de dirigir algumas palavras ao povo de minha Minas Gerais, na qualidade de primeiro mineiro Presidente do Senado desde a redemocratização. Não descuido do zelo de reconhecer sempre e com orgulho minha origem de nascimento, Porto Velho, Rondônia, tampouco a minha amada cidade atual, Belo Horizonte, que me acolheu como filho.”

***

“Mas foi na minha querida cidade de Passos, no sudoeste de Minas, terra da minha querida e saudosa mãe, onde vivi a infância e início da juventude, que compreendi a plenitude do sentimento de pertencer a um lugar.”

***

“Ao meu povo mineiro, prometo seguir desempenhando o mandato parlamentar, sempre atento às necessidades de nossa gente, de nossos 853 municípios. Deverei, no entanto, desdobrar-me para destinar igual atenção aos outros 25 estados e ao Distrito Federal. É o que a integridade me impõe como compromisso público de Presidente do Senado. Eu o assumo.”

***

Além do agora ex presidente do Senado, Davi Alcolumbre, Pacheco citou em seu discurso outros nomes, como o do senador Arolde de Oliveira (vítima da Covid-19); o do “competente Senador Antonio Anastasia, meu conterrâneo”; do arquiteto que projetou Brasília, Oscar Niemeyer; do outro senador mineiro Carlos Viana e, por duas vezes, o nome do “presidente Juscelino Kubitschek, com a sua mineiridade bem própria…”

***

À sua família, incluindo, obviamente, seu recém-nascido filho Otávio, Rodrigo disse que “gostaria de dedicar um pedido antecipado de perdão, em razão dos muitos dias em que serei privado do convívio familiar. Certamente, receberei o apoio necessário e a compreensão de que algo muito importante para o Brasil está sendo realizado.”
Rodrigo Pacheco encerrou seu primeiro discurso como presidente do Senado dizendo que “não faltará disposição desta Presidência para fazer face a todos esses compromissos assumidos que, em suma, são um só compromisso: o de trabalhar incansavelmente pelo Brasil. Muito obrigado.”


Express Press

E segue o jogo! Depois da eleição dos novos membros da Mesa do Senado ocorrida ontem, a agenda da presidência do Senado Federal marca para hoje a sessão solene de abertura do ano legislativo. A cerimônia, conduzida pelas novas Mesas das duas Casas, marca a retomada das atividades do Poder Legislativo após o recesso parlamentar. Para amanhã Rodrigo Pacheco anunciou sessão deliberativa para votar medidas provisórias.

Só para constar, bugrada incauta: no “Perfil” de Rodrigo Pacheco, divulgado pela Agência Senado e para quem ainda não sabe, está lá escrito: “O novo presidente do Senado tem 44 anos. Nascido em Porto Velho (RO), Pacheco cresceu em Passos (MG) junto à mãe, Maria Imaculada Soares, que era professora estadual, e aos irmãos. Aos 15, mudou-se para Belo Horizonte (MG), onde concluiu a faculdade de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e iniciou a carreira”…

…”Especialista em Direito Penal, ele foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 2013 e 2015. Além disso, Pacheco foi auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais e membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais. Em 2014, foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, Pacheco presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2018, ele foi eleito senador, com 20,49% dos votos de seu estado, Minas Gerais. No Senado, Pacheco foi vice-presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) no biênio 2019-2020” E ponto.

Uma infininidade de desenhos e combinações da Coleção Porcelana – Linha Rizoma, da Manufatti, em cobogós no formato 24cm x 24cm, em diversas cores. Ou a inspiração vinda das peças no formato 33cm x100cm – Cappuccino Decor DBW Matte – da Coleção Cappuccino/Cerâmica Portinari. Peças decoradas e formatos diferenciados que destacam seu ambiente, expressam em cores, formatos, formas, texturas e relevos uma exclusividade. Na Ponto Bello Acabamentos, a primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Enquanto isso, por aqui, ali na área dos poderes administrativos no entorno da Praça do Rosário… No mesmo e movimentado dia 1º de Fevereiro de 2021, o pessoal a bordo do MAPA -o Movimento dos Artistas de Passos -, protocolou na Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, junto ao secretário Pedro Paulo Silva e no Gabinete do Prefeito Municipal de Passos, ao prefeito Diego Oliveira, ophícios tratando de pautas taes & quaes um Edital de Projetos Culturais..

…acerca de a quantas anda o Conselho Municipal de Política Cultural, do que (não) resultou a Conferência Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura (lá e desde 2015), Planejamento da Gestão (para a Cultura passensis) e os destinos e destinações da famigerada Lei Aldir Blanc – Passos. Em busca do diálogo referente à pautas de extrema relevância para o atual cenário artístico-cultural da cidade amada, assinam os ofícios artisstas d’Ardeia. Eh! Ardeia.
O Verão21 Sangue Azul tem jeans da DTA com 40% desconto; camiseta básica, lisa/cores ou camiseta floral da Beagle com desconto de 50%. Ou camisetas polo casual da VR, também com 50%. Tem ainda cintos, acessórios, calçados… Com atendimento físico na loja (na Avenida da Moda e quando os decretos permitem) ou, ainda, via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazulhomem

Quase acabando janeiro vinte21, Bábe Grilo Produções, através do Núcleo Experimental Cinemato-gráfico/NEC, mandou ver de volta ás redes – no caso, o YouTube -, o curta e experimental “O Primeiro Registro Cinematográfico do Primeiro Homem Mais Alto do Mundo no Dia de Seu Décimo Primeiro Enlace Matrimonial” (no original com palavras em lugar de números, mas a plataforma mudou, né plugadabugrada)…

…Em curtíssimos 1 minuto e 3 segundinhos, a visão artística e bem humorada do diretor Babe Grilo, que é quem também assina a trilha sonora, a edição e a montagem da obra. O elenco reune Renato Macedo e Pritty Borges – que já atuaram juntos no filme “O Palhaço” de Selton Mello e em um outro curtametragem, “Apelou, Perdeu”. Ficou curioso? Acesse https://www.youtube.com/watch?v=twWBSo9W6Go

Enquanto isso, hontem à noi-tinha, no Instagram da poeta Noélia Ribeiro (@noeliaribeiro poeta), teve o mais carioca dos passenses, Alexandre Brandão, mais os não menos poetas Adeilton Lima e Anna Apolinário, parti-cipando do ultramoderno cyber sarau “A Fim de Poesia”.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.


Fui eleito, nesta segunda-feira, o novo presidente do Senado Federal, com 57 votos. Comprometo-me a fazer uma gestão independente e com total respeito à democracia e às instituições públicas. Vamos atuar no trinômio saúde pública, crescimento econômico e desenvolvimento social, para preservar vidas humanas, socorrer os mais vulneráveis e gerar emprego e renda. Também serão submetidas ao crivo do parlamento as reformas necessárias e imprescindíveis para o desenvolvimento do país. Com o apoio de todos os brasileiros e brasileiras, vamos conduzir o Brasil para sair dessa crise. Um agradecimento especial ao povo de Minas Gerais, estado que me deu condição de assumir essa importante posição da República e que honrarei ao longo do meu mandato.” postou o novo – aliás, o mais novo deles – presidente do senado federal rodrigo pacheco.

Pouco depois da eleição de Pacheco – agora o quarto nome político mais importante à frente da república federativa do brasil -, em voo non-stop belo horizonte-brasilia, chegava o governador Romeu Zema, das Minas Geraes, para um abraço de vitoriosos. a foto é de Alex Capella.


Filha de Reginaldo Gomes de paula e de Enilda De Jesus Modesto, Ana Clara Modesto de paula brindou anteontem seu feliz décimo quinto aniversário. com aglomeração controlada, em família, com muita máscara e muito álcool – inclusive o da espécie em gel!


Hot Summer Sale Nova D! Toda a coleção “feelings”, agora com desconto especial: 40% off


A respeito de encontros, idas & boas vindas em Brasília/DF… O nome do filme é “De Volta Para o Futuro – Não Muito Distante”. A cena: no Planalto Central, o governador e o presidente se encontram. Dia desses …aos 30 de outubro de 2022?!?