Cidadania Destaques

Grupo se mobiliza para plantio de árvores

7 de novembro de 2020

lantio feito pelos moradores das proximidades do bairro Parque das Aroeiras no ano passado, local foi vítima de focos de incêndios em 2020. / Foto: Divulgação

PASSOS – Neste sábado, 7, a partir das 7h30 um grupo de amigos vai dar início a mais uma etapa do reflorestamento da Área de Proteção Permanente (APP) do Parque das Aroeiras, em Passos. Serão plantadas 150 mudas de árvores. De acordo com um dos organizadores da ação, Carlos Nascimento Pinheiro Victor, o Carlão, o desafio de reflorestar a APP do bairro começou em 2019, nos dias 19 de novembro e 22 de dezembro, quando conseguiram plantar 103 árvores no local.

A maioria das mudas brotou, mas, infelizmente algumas não resistiram às queimadas, foram acidentalmente cortadas e não evoluíram, mas não é por isso que vamos desanimar. Desde já, agradeço mais uma vez a todos os envolvidos que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos nesta ação dos moradores do bairro Parque das Aroeiras”, disse Carlão.

A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), limpou a área, uma empresa fez a abertura das covas para facilitar o plantio, cobrando um valor simbólico pelo trabalho. A Polícia Militar do Meio Ambiente também contribuiu auxiliando nos procedimentos para a realização do plantio e diversos moradores doaram mudas e seus trabalhos.

Foto: Divulgação


Mudas

O grupo ganhou as mudas do Viveiro da Usina Itaiquara e são algumas frutíferas como acerola, goiaba, amora, graviola e uva japonesa. Também árvores de portes médios e grandes como guapuruvu, embaúba, acácia rosa; porte grande, tucaneira, araçá, aroeira-vermelha, ipê roxo, cafezinho; fruto do sabiá, jenipapo, louro pardo, pororoca e pata-de-vaca.