Destaques Geral

Grupo Ipiranga prevê contratar 200 para safra de cana

Por Ézio Santos/ Especial

29 de abril de 2021

Foto: Arquivo FM

PASSOS – A direção do Grupo Ipiranga Agroindustrial S.A. pretende investir no aumento da produção e restauração de ativos da Usina Itaiquara, em Passos. O grupo iniciou, no mês passado, as atividades no município por meio do arrendamento da planta industrial e de áreas rurais do Grupo Itaiquara Alimentos S/A. A empresa prevê a contratação de 200 pessoas para a safra de cana deste ano.

De acordo com informações do Grupo Ipiranga, as primeiras medidas adotadas foram para garantir empregos e implementar programas de segurança, saúde e meio ambiente.

Conjuntamente a isso, o grupo pretende investir significativamente na indústria e no aumento na área de plantio de cana-de-açúcar”, afirmou Mônica Arruda, gerente do Departamento de Recursos Humanos da Ipiranga, com sede em Mococa (SP). Outras duas filiais estão localizadas em Descalvado e Iacanga, também no interior paulista.

Atualmente, a unidade açucareira da Ipiranga em Passos conta com um quadro de mais de 620 colaboradores efetivos e espera contratar cerca de 200 trabalhadores para a safra deste ano. Com a atual área de cana-de-açúcar, a previsão de colheita na safra 2021/22 é de 280 mil toneladas.

Em razão dos Investimentos, cujos valores não foram divulgados, espera-se aumentar, em 2022/23, para 450 mil, bem longe da capacidade total de produção que pode chegar a dois milhões de toneladas por safra. Neste ano plantamos 1.500 hectares e mais de cinco mil, ano que vem”, revelou Mônica.

Quanto ao maquinário agrícola, a gerente contou que a Ipiranga pretende renovar, aos poucos, a frota de equipamentos e que tem um plano diretor para o Parque Industrial, que já está em execução. Sobre a destilaria de etanol, Mônica comentou que há previsão de reativá-la, mas quando a indústria estiver moendo mais de um milhão de toneladas de cana-de-açúcar.

Outra possibilidade é de exportar energia elétrica de biomassa nos próximos cinco ou seis anos”, ressaltou.


Manutenção de estradas

A empresa está executando manutenção em estradas não pavimentadas, onde estão as áreas com canaviais, e nas margens no trevo de acesso ao Parque Industrial, na rodovia MGC-146, que liga os municípios de Passos e São João Batista do Glória.

É questão de segurança. Temos procedimentos de conservação de vias e prevenção a incêndios. Contamos com a comunidade para, através do nosso canal interno de denúncia (0800-770-3421), nos avisar sobre incêndios criminosos e condutas lesivas aos colaboradores, à empresa e à comunidade em geral”, afirma a gerente.

Uma outra ação foi a imunização contra a gripe Influenza, promovida com recursos próprios da Ipiranga, como parte dos seus protocolos internos de saúde e segurança. Nos dias 22 e 23 de abril foi realizada a campanha de vacinação que contou com a adesão de mais de 80% dos colaboradores.