Destaques Geral

Grupo Folha é incluído em projeto do Google Notícias

25 de junho de 2020

Foto: Site EBC

PASSOS – Diante da credibilidade que o trabalho realizado pelo Grupo Folha da Manhã possui em toda a região do sudoeste mineiro, a multinacional Google Notícias inseriu a empresa em um novo projeto do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo (JERF do inglês Journalism Emergency Relief Fund). O programa visa reduzir os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, que causou redução significativa nas publicidades em veículos de comunicação.

O principal objetivo da ação é atender organizações competentes que realizam coberturas diárias locais e regionais, considerando que estão entre os serviços de informações mais afetados pela crise econômica mundial. No total, cerca de 12 mil inscrições foram enviadas por empresas localizadas em mais de 100 países, que podia chegar em até U$30 mil, variando de acordo com cada modelo de atividade. Em todo o Brasil, 380 empresas foram contempladas.

O vice-presidente de notícias do Google, Richard Gingras, ao anunciar o programa, destacou a importância de manter o bom funcionamento dos veículos de comunicação que oferecem conteúdos sérios à sociedade.

Este se soma aos outros esforços que estamos fazendo para apoiar o setor de notícias e aliviar a pressão financeira imposta às redações, para que as pessoas se conectem a informações confiáveis e de qualidade neste momento em que elas são extremamente necessárias”, apontou o executivo.

Todo o processo de inscrição foi realizado pelo coordenador de tecnologia da informação (TI) da Folha da Manhã, Gustavo Rodrigues, que revelou como a compreensão e o segmento dos protocolos foram essenciais para a aprovação.

Os seis formulários que recebemos englobam inúmeras questões fiscais para o recebimento de financiamentos estrangeiros, cada modelo se destina a um tipo de empresa, de acordo com a localidade em que atende. Estudei todos os documentos para que pudéssemos nos incluir no programa, cumprindo toda a legalidade fiscal do Brasil e dos Estados Unidos”, contou.

Carlos Chagas, sócio do Grupo Folha, sentiu-se grato pelo reconhecimento e credibilidade que a empresa recebeu pela organização multinacional, uma vez que a validação do benefício se tornou possível devido ao trabalho ético e responsável para com todos os municípios atendidos.

Ser agraciado com esta colaboração advinda do Google foi uma grande alegria para o nosso grupo de empresas, sobretudo porque nossas atividades se sobressaíram em um programa que abrange inúmeras empresas deste mesmo segmento, em todo o mundo”, considerou o empresário.

Para o sócio e diretor de Jornalismo, Carlos Antonio Alonso Parreira, esse resultado vem coroar o esforço de uma equipe que desde 1997 aposta na divulgação na rede mundial (web), com a veiculação também nas edições digitais do jornalismo sério e comprometido com a apuração e divulgação dos fatos de nossa região.

Esse reconhecimento é mais um estímulo ao trabalho que empreendemos nos últimos 37 anos, que inspirou a criação da Folha da Manhã e continua norteando nosso jornalismo, seja no impresso, seja nas edições digitais”, afirmou.

A verificação da instituição e dos atributos necessários para a inclusão no programa, durou cerca de três meses e foi realizada por equipes de colaboradores do Google, que analisaram o trabalho voltado ao jornalismo e as publicações em sites e redes sociais. Com a aprovação e recebimento, a empresa enviará um relatório de prestação de contas ao projeto.