Destaques Geral

Governo prevê R$50 milhões para concluir pavimentação na BR-265

Talita Souza

5 de agosto de 2022

Gestores dos três municípios trabalharam em conjunto para que a obra fosse retomada./ Foto: Reprodução.

PASSOS – Após dez anos, a pavimentação da rodovia BR-265 deve ser concluída. São quase dez quilômetros que ligam os municípios de Alpinópolis, Bom Jesus da Penha e Jacuí. O edital da licitação para conclusão do trecho foi divulgado pelo Governo Federal no dia 29 de julho. De acordo com o documento, o valor estimado do investimento é de R$ 50,1 milhões e a previsão é de que a obra seja concluída em 20 meses.

Segundo o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, os moradores dos três municípios que são ligados pelo trecho aguardam a conclusão da obra há anos. “Essa obra já tem mais de dez anos que a população aguarda para que seja concluída, mas sem sucesso. Trabalhei muito, desde que assumi o mandato como prefeito, cobrando uma solução dessa obra. Felizmente, conseguimos”, disse.

Freire também disse que foi realizado um trabalho em conjunto entre ele a prefeita de Jacuí, Maria Conceição dos Reis Pereira, a Di Professora, e o prefeito de Bom Jesus, Nei André de Freire, para que a obra fosse liberada. Segundo ele, em mandatos anteriores, outros prefeitos chegaram a ir atrás para que a obra fosse concluída, mas a demanda nunca foi atendida.

Além da atuação dos prefeitos, também houve intermediação de deputados federais por Minas Gerais. De acordo com Freire, a bancada mineira, da Câmara de Deputados, se uniu para que a conclusão do trecho fosse colocada como prioridade no orçamento federal. “Trabalhamos alinhados: Alpinópolis, Bom Jesus da Penha e Jacuí e os deputados da região”, disse.

Ainda não há previsão para o início da obra e, até o momento, não há informações sobre a conclusão do processo licitatório. A expectativa, segundo o prefeito de Alpinópolis, é que o projeto possa ter início ainda este ano, logo após o primeiro turno das eleições.

“Espero que essa obra comece ainda esse ano. Porque, se começar esse ano, é a garantia que ela de fato será terminada. A previsão é que seja iniciada ainda esse ano. Isso representa um avanço para a nossa região, porque é uma rodovia importante”, concluiu.