Destaques Geral

Governo inclui Capitólio e São Roque em situação de emergência por chuvas

Por Gabriella Alux / Redação

19 de janeiro de 2022

Foto: Divulgação.

S. R. MINAS – O governo de Minas decretou situação de emergência nos municípios de São Roque de Minas e de Capitólio devido às chuvas que ocorrem no estado desde o início do ano. As duas cidades foram incluídas em decreto publicado no último dia 11, junto com outros 218 municípios.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em São Roque de Minas e chefe de gabinete da prefeitura, Valmório Lima Júnior, as chuvas causaram problemas como deslizamento de terra, erosões e danos em estradas e pontes.

“O que está acontecendo na cidade são danos causados pelo alto índice pluviométrico dos últimos dias, com chuvas fortes e constantes, destruindo pontes, estradas, deslizamentos de terra e erosão de aterros. Não imaginávamos, de forma alguma, pois não se previa tanta chuva e com tanta frequência, desde os anos anteriores”, disse o coordenador da Defesa Civil.

Segundo ele, a situação afeta munícipes e população do entorno porque dificulta o deslocamento daqueles que necessitam das estradas rurais, dos produtores no escoamento de mercadorias e o turismo. Valmório afirma que a prefeitura está fazendo levantamentos e laudos junto com a Defesa Civil estadual, visitando os pontos atingidos, dando toda assistência a famílias em situação de risco, como interdição e fornecimento de moradia e ajuda social.


Covid

A Secretaria de Saúde de São Roque de Minas divulgou, nesta segunda-feira, 17, que o órgão está em situação emergencial devido à falta de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, profissionais da assepsia, alimentação e parte administrativa, pois muitos estão afastados devido a infeções pela gripe Influenza e pela covid-19.

Conforme a divulgação, a secretaria vai manter uma equipe mínima em cada unidade de saúde para atendimento de urgência e emergência e pede o apoio e compreensão da população para que procurem as unidades de saúde só em caso de extrema urgência ou sintomas mais graves decorrentes da Influenza ou covid.

Segundo a prefeitura, todas as unidades têm WhatsApp e há um número exclusivo na Secretaria de Saúde para monitoramento e retirada de dúvidas que é (37) 99823-1926.