Destaques Geral

Governo de Minas oferece cursos gratuitos e onlines para os profissionais da educação

25 de Maio de 2022

Atualmente, estão disponíveis para inscrições os cursos para as formações de componentes do Currículo Referência de Minas Gerais

BELO HORIZONTE – A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, que integra A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), e seminários como ferramentas para o aprimoramento dos profissionais da educação da rede estadual. Neste mês de maio, 15 formações estão com inscrições abertas.

Os cursos são voltados aos educadores, mas não limitados aos professores. Especialistas, pedagogos e gestores escolares também podem participar e realizar as formações. “Com a Escola de Formação podemos acessar um número maior de professores, tendo em vista o tamanho do estado. Oferecemos o acesso à formação continuada de forma on-line porque nem todos conseguiriam fazer presencialmente. Esse é um importante fator para garantir a acessibilidade de todos nesse processo de formação”, pontuou a coordenadora de Ensino da Escola de Formação, Janeth Cilene Betônico da Silva.

Segundo ela, com a implantação do novo ensino médio neste ano letivo, os cursos são ferramentas indispensáveis para o aprimoramento dos profissionais. “Ressaltamos a importância dos professores realizarem os cursos para ampliarem os conhecimentos, principalmente sobre a implementação do novo currículo, como é o caso do ensino médio”, disse Janeth.

Atualmente, estão disponíveis para inscrições, as formações de componentes do Currículo Referência de Minas Gerais como Arte, Geografia, Língua Inglesa, Ciências, História, Física, Matemática, Ensino Religioso e Língua Portuguesa.

Para o segundo semestre de 2022, dois cursos voltados aos educadores do ensino médio serão reabertos para novas turmas: “Reconexões”, que fala do socioemocional, e o “Transformar”, voltado aos professores de escolas prioritárias. Esses, em breve, estarão disponíveis no site para inscrições, em junho e agosto, respectivamente. Além do Google For Education, que forma turmas o ano todo.

Também para o segundo semestre, a Escola de Formação está prevendo a abertura de dois novos cursos, o de professor de biblioteca e de reforço escolar. Entre os cursos ainda disponíveis estão o de Tecnologia e inovação – módulo aprofundamento, com período de inscrição até o dia 30; O Currículo Referência de Minas Gerais para o ensino médio: conhecê-lo para implementá-lo, também com inscrição até o dia 30; Trilhas formativas: o planejamento no contexto escolar, com período de inscrição até o dia 6 de junho; e Coordenador pedagógico: papel e relevância no sistema educacional, com período de inscrição até 6 de junho.