Destaques Geral

Governo de Minas agiliza processo de doação de vigas, bueiros e mata-burros aos municípios

22 de outubro de 2021

Foto: Reprodução.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), requisitou aos municípios mineiros que solicitarem a doação de materiais como vigas, bueiros e mata-burros, um prazo máximo de 30 dias para apresentarem toda a documentação obrigatória, após a aprovação do pedido.

O programa de doação de materiais foi criado em 2007, com o intuito de fomentar o desenvolvimento da infraestrutura municipal. A medida estabelecida em resolução conjunta, elaborada em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), tem o objetivo de dar celeridade à liberação dos materiais, além de evitar que as solicitações fiquem paradas por falta de cumprimento dos requisitos legais.

Desde 2019, foram doados pelo Estado, 29 conjuntos de vigas, 1.072 metros de bueiros e 2.235 mata-burros, beneficiando 211 municípios mineiros, principalmente para a manutenção e conservação de estradas vicinais de rota escolar e de escoamento de produção. Além disso, os materiais também são utilizados para atendimento a demandas emergenciais do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), para restabelecimento e recuperação de rodovias afetadas pelas chuvas.