Destaques Política

Governo de MG lança programa para reduzir filas de cirurgias eletivas

26 de setembro de 2021

Foto: Divulgação.

O atual governador de Minas Gerais Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira, 24, a liberação de verbas para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS). Durante o comunicado, Zema explicou que a meta, após o controle da pandemia da covid-19 no estado, é desafogar a enorme fila de cirurgias eletivas que não puderam ser realizadas nos períodos mais críticos de transmissão do coronavírus.

“Há mais de 100 dias o número de casos, internações e óbitos tem caído de forma sistemática. E, agora, temos um grande desafio, que é colocar o sistema de saúde em dia, haja visto que as cirurgias eletivas ficaram represadas desde o início da pandemia. São milhares de pessoas aguardando por uma cirurgia. E essa UBS vem para complementar, pois muitas pessoas que poderiam ter o seu problema resolvido numa unidade básica de saúde acabam sobrecarregando um hospital”, explicou.

Ainda de acordo com o governador, as unidades básicas de saúde têm um papel importante nos atendimentos de baixa complexidade. “Muitos casos podem ser solucionados na UBS. Com isso, o Sistema de Saúde fica preservado para cuidar de casos mais complexos”, ressaltou.