Destaques Política

Glória tem três candidatos a prefeito

Por Adriana Dias / Redação

17 de setembro de 2020

Foto: Reprodução

S. J. B. DO GLÓRIA – Em São João Batista do Glória, dos oito partidos políticos vigentes saem três candidatos a prefeito. Todos já realizaram suas convenções e escolheram os respectivos vices e a chapa de vereadores. São eles: Democratas (DEM), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Liberal (PL), Progressistas (PP), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Social Democrático (PSD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Republicanos.

Os representantes dos diretórios municipais do MDB, Democratas e PSD realizaram a convenção partidária para a formalização das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador na tarde da última terça-feira, 15. O evento, realizado no Centro Esportivo Geraldo Rodrigues Ferreira (Poliesportivo), contou com grande participação dos convencionais e simpatizantes dos partidos coligados.

O encontro, que foi presencial, teve início às 17h30 e terminou por volta de 21h30. Foram apontados como candidatos a prefeito e vice da coligação “É Glória pra Frente!” o empresário Renato Soares Macedo, o Renato do Banco, e o produtor rural e atual vereador Marlos Henrique de Paula, o Jiló, respectivamente. Ao todo, foram aprovados 23 nomes para disputar cargos de vereador, sendo que, desse total, nove são mulheres.

A convenção, realizada com número expressivo de participantes (observando as regras e exigências sanitárias em relação à prevenção da covid-19), contou também com a presença de lideranças dos partidos e autoridades locais, entre eles o ex-prefeito Ivanir Rodrigues Ferreira, o advogado Carlos Chagas, representando o diretório estadual do Democratas em nome do senador Rodrigo Pacheco, Gilberto de Almeida, filho do ex-deputado estadual Humberto de Almeida, e Ricardo Batista, representante do deputado estadual Cássio Soares, que não pôde participar da convenção, mas enviou um vídeo para os presentes reforçando seu apoio aos candidatos.

Participaram também os atuais chefes do Executivo municipal: a prefeita Aparecida Nilva dos Santos, a Nilvinha, e o vice Horácio Henriques Martins de Oliveira, entre outros líderes e membros da comunidade local. O Progressistas (PP) realizou a convenção no domingo, 13, das 7h às 18h, também na sede do Poliesportivo, de forma presencial, respeitando todas as orientações de segurança em relação ao coronavírus. Na reunião, que contou com lideranças políticas municipais e regionais, dentre elas o ex-deputado federal Renato Andrade, o PP firmou a coligação majoritária ‘Oportunidades para todos’ com o Partido Liberal (PL) e com o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na oportunidade, foram lançados como candidatos a prefeito e vice o produtor rural e comerciante Celsinho e Eder Aparecido de Paula Garcia, o Eder Parabólica, respectivamente. A chapa – contando com os três partidos – soma 27 vereadores.

A Coligação ‘Aliança pelo Glória’, da qual fazem parte o Republicanos e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), realizou a convenção conjunta na terça-feira, às 18h, na sede do Republicanos, na rua São Luiz. Na data foram definidos como candidatos à prefeitura o advogado Silvio Alves dos Santos e, para vice, o mecânico e pedreiro Eziomar José Soares, o Bilisca. A chapa de vereadores do Republicanos sai com 13 candidatos, e o PSDB deve ter chapa completa, mas tem até o próximo dia 26 para homologá-la.